Nova parceria do PNUD abordará desenvolvimento sustentável em 380 escolas públicas do Brasil

Presente em 380 escolas de 11 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais, o Instituto Alpargatas firmou na semana passada (7) uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo da cooperação é incluir a Agenda 2030 da ONU na pauta das atividades didáticas realizadas pelos centros de ensino em 2017.

Parceiro do PNUD usa esporte para melhorar educação pública. Foto: Instituto Alpargatas

Parceiro do PNUD usa esporte para melhorar educação pública. Foto: Instituto Alpargatas

Presente em 380 escolas de 11 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba e Minas Gerais, o Instituto Alpargatas firmou na semana passada (7) uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O objetivo da cooperação, que conta com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFBP), é incluir a Agenda 2030 da ONU na pauta das atividades didáticas realizadas pelos centros de ensino em 2017.

“A cada ano, o Instituto vem tentando inovar em suas temáticas de trabalho. Para 2017, a escolha foi a Agenda 2030. Entendemos que os ODS (os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e o que temos dentro de nossos programas de educação pelo esporte e educação pela cultura são totalmente integrados. Queremos avançar e contribuir para que os municípios possam atingir os 17 Objetivos“, explicou o diretor do instituto, Berivado Araújo.

A cooperação entre o organismo e a agência da ONU foi anunciada na semana passada em João Pessoa, durante o seminário “Diálogos em Educação – O Esporte e as Práticas Multiculturais”. Organizado pelo Alpargatas, o encontro reuniu mil alunos, professores e gestores municipais da área de educação.

“Começamos essa parceria ainda no início do ano, e ela cresceu rapidamente, uma vez que encontramos muito alinhamento de valores e princípios básicos com ambas as organizações. O objetivo principal é promover o desenvolvimento para garantir acesso aos direitos para as cidades do interior do país”, disse a oficial de programa do PNUD, Ieva Lazareviciute.

O Alpargatas busca melhorar o ensino público brasileiro através da valorização da educação física e da cultura. Com a parceria com o programa da ONU, o organismo espera contribuir para o cumprimento dos ODS a nível local e para a promoção da sustentabilidade nas comunidades onde atua.

Durante o seminário, o instituto reconheceu iniciativas de docentes e gestores que tiveram como tema as Olimpíadas 2016, a evasão escolar, o consumo consciente durante períodos de racionamento e as origens africanas de manifestações culturais brasileiras. O Alpargatas também realizou um concurso de redação que premiou dez estudantes da rede de escolas beneficiadas.