Nova edição de revista da ONU aborda o modelo de desenvolvimento do Brasil

Existe um modelo brasileiro de desenvolvimento? A busca por respostas a essa pergunta é tema central da nova edição da revista “Policy in Focus” lançada pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Capa da revista Policy in Focus sobre modelo de desenvolvimento brasileiro. Imagem: Reprodução

Capa da revista Policy in Focus sobre modelo de desenvolvimento brasileiro. Imagem: Reprodução

Existe um modelo brasileiro de desenvolvimento? A busca por respostas a essa pergunta é tema central da nova edição da revista “Policy in Focus” lançada pelo Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Apesar dos desafios atuais, o Brasil apresenta um exemplo notável de crescimento inclusivo, tendo reduzido acentuadamente a desigualdade ao longo da última década e meia, período em que o país também conseguiu tirar aproximadamente 40 milhões de pessoas da pobreza. Embora as taxas de crescimento tenham sido modestas se comparadas com as a China ou da Índia, outros dois países do grupo BRICS, o Brasil vem implantando uma série de medidas para garantir que os resultados de tal crescimento econômico sejam compartilhados com toda a sociedade .

A revista apresenta 12 artigos inéditos com as conclusões de uma equipe de pesquisadores do Brasil, da Europa e dos Estados Unidos, que explora os avanços brasileiros e os desafios de desenvolvimento remanescentes, assim como o que outros países em desenvolvimento podem aprender com as experiências do Brasil.

A nova edição especial foi produzida em parceria com a Iniciativa Internacional de Pesquisa sobre o Brasil e a África (IRIBA) e contou com os professores Armando Barrientos e Edmund Amann, da Universidade de Manchester, como editores convidados.

A revista está disponível em inglês, gratuitamente e online. Para acessá-la, clique aqui.