No México, países se reúnem para debater novo pacto global de migrações

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Governos, sociedade civil e outras partes se reunirão de 4 a 6 de dezembro, no México, para discutir um novo pacto global que pretende abordar a questão das migrações internacionais. Negociações estão previstas para acontecer até o final de 2018, quando deve ser aprovado o novo Pacto Global para a Migração Segura, Ordenada e Regular; acompanhe ao vivo o encontro.

Crianças migrantes da América Central no Sul do México. Foto: Flickr/Peter Haden (CC)

Crianças migrantes da América Central no Sul do México. Foto: Flickr/Peter Haden (CC)

Governos, sociedade civil e outras partes se reunirão na semana que vem, no México, para discutir um novo pacto global que pretende abordar a questão das migrações internacionais.

A reunião preparatória de balanço da Conferência Intergovernamental para adotar o Pacto Global para a Migração Segura, Ordenada e Regular ocorrerá em Puerto Vallarta, México, de 4 a 6 de dezembro.

A reunião será uma ocasião para que os Estados-membros da ONU, organizações da sociedade civil e outras partes interessadas se atualizem sobre os dados e as recomendações reunidos durante a fase de consultas do futuro Pacto Global, entre abril e novembro deste ano, e realizem uma análise para dar seguimento ao processo.

A reunião será copresidida pelo representante permanente do México junto às Nações Unidas, Juan José Gómez Camacho, e o representante permanente da Suíça junto à ONU, Jürg Lauber. Eles atuam como cofacilitadores do processo do Pacto Global.

O ministro dos Negócios Estrangeiros do México, Luis Videgaray, e a representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Migração Internacional, Louise Arbour, abrirá a reunião.

“A migração é um fenômeno global. E um fenômeno global exige uma resposta global, liderada por um quadro global”, afirmou o presidente da Assembleia Geral da ONU, Miroslav Lajčák, que falará durante o encerramento da reunião. O diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações (OIM), William Lacy Swing, também estará no encontro.

“Nos últimos meses, discutimos uma variedade de questões em nível global durante as sessões temáticas informais realizadas em Nova Iorque, Genebra e Viena, bem como consultas regionais e audiências com as partes interessadas organizadas sob os auspícios da Assembleia Geral da ONU. Estes demonstraram ser muito úteis no desenvolvimento de uma compreensão comum da complexidade da migração e na exploração de opções para abordar suas muitas facetas”, disse Louise Arbour, que também é a secretária-geral da Conferência Intergovernamental.

As negociações intergovernamentais sobre o Pacto Global para a Migração acontecerá entre fevereiro e julho de 2018 na sede das Nações Unidas em Nova Iorque. O Pacto seria então aprovado em uma Conferência Intergovernamental no final de 2018, prevista para acontecer em Marrocos.

Mais informações podem ser encontradas em http://refugeesmigrants.un.org/stocktaking-phase.

A reunião no México acontecerá no Centro Internacional de Convenções de Puerto Vallarta e terá transmissão ao vivo dos principais debates em http://webtv.un.org.


Mais notícias de:

Comente

comentários