No Dia Mundial da População, UNFPA e Dream Team do Passinho lançam música sobre zika e direitos

A música “Mais Direitos, Menos Zika”, fruto de parceria entre o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o grupo de funk carioca Dream Team do Passinho, foi criada especialmente para o Dia Mundial da População (11 de julho), que este ano tem como tema “Investir nas Adolescentes”.

Roda de conversa pela manhã da segunda-feira (11) discutirá questões prioritárias para meninas na faixa etária dos 10 aos 19 anos, como educação de qualidade, saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento de habilidades para a vida e construção de autonomia e resiliência.

Dream Team do Passinho, parceiros do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para aumentar a conscientização sobre zika e direitos. Foto: Dream Team do Passinho/divulgação

Dream Team do Passinho, parceiros do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) para aumentar a conscientização sobre zika e direitos. Foto: Dream Team do Passinho/divulgação

Brasília – O Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) celebra no próximo dia 11 de julho o Dia Mundial da População com um debate entre adolescentes e autoridades distritais e federais das áreas de saúde, educação, juventude, igualdade racial e planejamento.

Numa grande “roda de conversa”, serão discutidas questões prioritárias para meninas na faixa etária dos 10 aos 19 anos, como educação de qualidade, saúde sexual e reprodutiva, desenvolvimento de habilidades para a vida e construção de autonomia e resiliência.

A epidemia do vírus zika será um dos temas abordados, por causa da transmissão sexual do vírus, que coloca em risco as mulheres e, em especial, as adolescentes que estejam iniciando sua vida sexual sem usar proteção.

Para promover o uso de preservativo como forma de prevenir a transmissão do zika, o UNFPA e o grupo de funk carioca Dream Team do Passinho fizeram uma parceria musical para pedir “Mais Direitos, Menos Zika”.

Inspirados em histórias de mães adolescentes infectadas pelo vírus zika e cujos filhos nasceram com microcefalia, os artistas do Dream Team do Passinho criaram a música para alertar que a epidemia do vírus zika resulta de desigualdades sociais no acesso a serviços de saúde, em especial de saúde sexual e reprodutiva.

A primeira apresentação da música “Mais Direitos, Menos Zika” ocorre durante show do Dream Team que encerra o evento, realizado no Adolescentro – Centro de Referência, Pesquisa, Capacitação e Atenção ao Adolescente em Família, unidade de saúde de referência do Distrito Federal. Participam uma centena de adolescentes convidados, entre estudantes da rede pública e jovens atendidos pelo Adolescentro.

Serviço: Celebração do Dia Mundial da População

O quê: Celebração do Dia Mundial da População, com debate entre adolescentes e autoridades, apresentação de música criada para a data e show musical do Dream Team do Passinho.

Quando: Dia 11 de julho de 2016, das 8h ao meio-dia.

Local: Adolescentro – Centro de Referência, Pesquisa, Capacitação e Atenção ao Adolescente em Família, situado no SGAS 605, Lotes 33/34 (L2 Sul, entre a Escola Americana e o Sebrae)

Mais informações à imprensa:
Ulisses Bigaton – (61) 3038.9259 – bigaton@unfpa.org
Mariana Tavares – (61) 3038.9246 – mtavares@unfpa.org
http://www.unfpa.org.br