No Dia Mundial da Meteorologia, ONU destaca papel das previsões no combate às mudanças climáticas

O tema deste ano, “Ligando o nosso futuro com o tempo, clima e água”, enfoca a importância de investir em serviços meteorológicos e hidrológicos para enfrentar as mudanças climáticas.

“O conhecimento sobre o nosso tempo, nosso clima e a água tem avançado consideravelmente nos últimos anos e é fundamental para a segurança alimentar, a redução do risco de desastres, a gestão da água, o fornecimento de energia e a saúde, para citar apenas alguns exemplos”, disse o Secretário-Geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM), Michel Jarraud, em conferência de imprensa para marcar o Dia Mundial da Meteorologia (23/03).

Essa data foi escolhida para celebrar a criação da OMM em 1950 tentando promover a cooperação internacional nas áreas do tempo, do clima e da água. O tema deste ano, “Ligando o nosso futuro com o tempo, clima e água”, enfoca a importância de investir em serviços meteorológicos e hidrológicos para enfrentar os desafios que surgiram como resultado da mudança climática.

Tem havido um grande progresso em melhorar a precisão e a utilidade das previsões meteorológicas. Nós agora precisamos melhorar o desempenho de previsões climáticas, para estações, anos e mesmo décadas antes, e para aumentar nosso conhecimento sobre como o clima global está mudando a nível regional, nacional e local”, acrescentou Jarraud.