No Dia Internacional das Cooperativas, total de pessoas associadas se aproxima de um bilhão

Este ano, a data coincidiu com o 10º aniversário da Recomendação da OIT sobre promoção das cooperativas em todo o mundo.

Ano Internacional das Cooperativas 2012Em sua mensagem para marcar o Dia Internacional das Cooperativas de 2012, o Diretor Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Juan Somavia, informou que já se aproxima de um bilhão o número total de membros associados. Este ano, a data coincidiu com o 10º aniversário da Recomendação da OIT sobre promoção das cooperativas em todo o mundo.

“Guiadas pela bússola da justiça social, as cooperativas são veículos para promover o trabalho decente e as condições de vida decentes para todos. Como organizações democráticas, baseadas em valores e controladas em nível local, as cooperativas promovem a inclusão social”, disse Somavia. Ele assinalou que as cooperativas podem ajudar grupos desfavorecidos, como os povos indígenas, os refugiados, os migrantes e as mulheres em geral a fazer sua voz ser ouvida, promovendo seus interesses econômicos e de proteção social.

O Secretária-Geral da ONU, Ban Ki-moon, também destacou a importância das cooperativas para o fortalecimento das comunidades. “Ao agregar recursos, elas melhoram o acesso à informação, ao financiamento e à tecnologia. Os seus valores subjacentes de autoajuda, igualdade e solidariedade servem de guia em tempos de desafios econômicos”, disse Ban.

Em 2008, as 300 cooperativas mais importantes, que atuam em diversos setores, como a agricultura, as finanças, o consumo, os seguros e a saúde, geram renda de 1,6 bilhão de dólares. Além dos benefícios para os sócios, as cooperativas também empregam cerca de 100 milhões de pessoas.