No Dia da ONU, Ban destaca necessidade de haver união para enfrentar desafios globais

Secretário-Geral das Nações Unidas lembrou que em breve população mundial chegará a sete bilhões e pediu unidade de propósitos para enfrentar problemas.

Em mensagem para marcar o 66° aniversário das Nações Unidas, comemorado hoje (24/10), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, ressaltou que deve haver uma unidade mundial para buscar soluções para os principais desafios enfrentados pela humanidade. “Nestes tempos de turbulência, há apenas uma resposta: unidade de propósitos”, afirmou Ban, destacando que a ONU nunca antes foi tão necessária para construir um mundo melhor e ajudar os mais vulneráveis.

Falando a estudantes na Escola de Novas Explorações em Ciência, Matemática e Tecnologia (NEST), em Nova York (EUA), o Secretário-Geral falou sobre a necessidade de encontrar soluções para problemas que assolam as comunidades, principalmente nas regiões mais pobres.

Ele reiterou que, em uma semana, a população mundial vai alcançar a marca de sete bilhões de pessoas e desafiou os jovens a se envolverem e apoiarem a ONU em seus esforços. “A ONU é para vocês – e vocês podem ser para a ONU. Vamos fazer deste não apenas um mundo de sete bilhões. Vamos fazer deste um mundo de sete bilhões fortes”, completou.

Atividades marcam Dia da ONU em todo o mundo

Esta segunda-feira foi marcada por diversas atividades nos escritórios e nas missões da ONU para comemorar o aniversário da criação das Nações Unidas. No Sudão, no Iraque e no Líbano, por exemplo, houve paradas militares e policiais e cerimônias de entregas de certificados organizadas pelas missões de paz e por representantes da ONU.

No Brasil, representantes da ONU e ministros estiveram presentes em cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília, que comemorou o Dia e destacou os preparativos para a Rio+20, Conferência sobre desenvolvimento sustentável que acontecerá em junho de 2012 no Rio de Janeiro.