No Brasil, Diretor Executivo do PNUMA acompanha preparativos para a Rio+20

Evento deve renovar compromisso internacional pelo desenvolvimento sustentável, avaliar progresso alcançado em 20 anos e identificar lacunas de implementação dos resultados.

O Diretor Executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, encerrou na última terça-feira (25/10) sua visita oficial ao Brasil. Ele se reuniu com autoridades do governo e de vários setores da sociedade para acompanhar os avanços da mobilização brasileira para a Rio+20, a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável que se realizará no Rio de Janeiro em 2012.

A Conferência deve produzir um documento abrangente e com foco político no desenvolvimento sustentável. O objetivo da Rio+20 é renovar o compromisso da comunidade internacional para o desenvolvimento sustentável, avaliar o progresso alcançado nos últimos 20 anos, identificar as lacunas na implementação dos resultados das cúpulas anteriores sobre desenvolvimento sustentável e enfrentar novos desafios.

Segundo a Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, a Rio+20 oferecerá ao Brasil uma oportunidade de mostrar ao mundo que é possível aliar desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Teixeira acredita que a política ambiental do Brasil tem de ter as mesmas dimensões de seu território e que o Brasil vem conquistando uma posição de liderança no setor ao longo das últimas duas décadas.

Steiner participou da cerimônia de celebração do Dia da ONU (24/10) em Brasília, onde falou das oportunidades de um novo modelo de desenvolvimento verde, mais inclusivo e sustentável. Para ele, a atual crise econômica pode ser um motor para a transformação do atual modelo de desenvolvimento.