Neoenergia e UNICEF se unem para ajudar crianças e adolescentes do Semiárido brasileiro

Parceria permitirá que clientes das distribuidoras Celpe, Coelba e Cosern realizem doações para o UNICEF, por meio da conta de energia elétrica.

Foto: UNICEF/João Ripper

Foto: UNICEF/João Ripper

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Grupo Neoenergia firmaram uma parceria na última quarta-feira (09) com a finalidade de captar recursos e ampliar as ações que transformam a vida de meninas e meninos no Semiárido brasileiro.

O convênio permitirá que clientes das distribuidoras Celpe (PE), Coelba (BA) e Cosern (RN) realizem doações mensais ao UNICEF, por meio da conta de energia. As contribuições serão destinadas a projetos nas áreas de educação, saúde e proteção de crianças e adolescentes, desenvolvidos pelo UNICEF em Pernambuco, na Bahia e no Rio Grande do Norte.

A adesão de novos doadores será realizada pelo telefone 0800 605 2020 ou por SMS enviado para o número 27146. O cliente titular da fatura interessado em colaborar com as ações do UNICEF deve ligar, em horário comercial, e autorizar a doação mensal. Se optar pelo SMS, basta enviar a palavra UNICEF a qualquer momento e o UNICEF entrará em contato em seguida. Para que a adesão seja confirmada, serão solicitadas informações disponíveis na conta de energia.

O valor de doação é livre e será definido, individualmente, por cada cliente. A quantia doada poderá ser alterada ou suspensa a qualquer momento pelo titular. Será possível também autorizar doações por meio do preenchimento de formulário de adesão enviado pelos Correios, sem custo.

Autorizando, por exemplo, uma doação mensal no valor de R$ 10, o cliente ajudará a monitorar a situação nutricional das crianças de um município do Semiárido brasileiro.

Os recursos arrecadados com as doações serão utilizados para dar continuidade e ampliar os projetos desenvolvidos pelo UNICEF numa das regiões mais pobres do País. A agência da ONU já atua fortemente nos estados de Pernambuco, da Bahia e do Rio Grande do Norte, principalmente por meio do Selo UNICEF Município Aprovado. Essa iniciativa promove, há 14 anos, políticas públicas para assegurar os direitos das crianças, dos adolescentes e suas famílias e a melhoria de indicadores sociais na região.

Em 2014, o Grupo Neoenergia se tornou parceiro das ações do UNICEF, orientando os adolescentes atendidos pelos projetos apoiados pelo Fundo sobre o uso racional e seguro da energia elétrica. Juntos, os três Estados onde atuam as distribuidoras do Grupo possuem 585 municípios no Semiárido. Desse total, 459 já participam do Selo UNICEF Município Aprovado. Nessas localidades, vivem cerca de 4 milhões de crianças e adolescentes. Em toda a região, a taxa de mortalidade infantil é 11% superior à média nacional e o índice de abandono do ensino fundamental é 85% maior que a média brasileira (dados oficiais do governo federal).