Negociações de paz na Líbia avançam, afirma representante da ONU

Menino segura a bandeira líbia. Foto: ONU

Durante uma nova rodada de negociações em Casablanca (Marrocos), as partes envolvidas no conflito da Líbia chegaram a um consenso sobre uma série de questões – inclusive sobre a necessidade de um governo de unidade – e agora estão convencidos de que existe uma solução política para a crise do país, disse o representante especial do secretário-geral da ONU e chefe da Missão de Apoio da ONU na Líbia (UNSMIL), Bernardino Léon, na quinta-feira (26).

“Esta semana fomos muito além do que esperávamos, porque reduzimos o âmbito das questões que estamos discutindo. Acredito que estamos muito perto de alcançar um acordo”, acrescentou.

As partes chegaram a um consenso sobre uma série de questões. Em primeiro lugar, todos os grupos armados deve pôr fim aos combates, pois isto somente traz “mais sofrimento, mais vidas serão perdidas”.

Espera-se que grupos armados, milícias e o exército líbio participem, de modo que todos se sintam parte do acordo. Isso também significa incluir municípios e líderes políticos, que em breve se reunirão em Argel, e os líderes tribais que vão se encontrar no Egito, nas próximas semanas, disse León.