Nações Unidas recebem até 28/2 inscrições para Prêmio Nelson Mandela 2020

A ONU está recebendo inscrições para o Prêmio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas 2020.

O prêmio foi estabelecido em junho de 2014 pela Assembleia Geral para reconhecer as realizações daqueles que dedicam suas vidas ao serviço da humanidade, promovendo os propósitos e princípios das Nações Unidas, honrando e prestando homenagem à extraordinária vida e legado de reconciliação, transição política e transformação social de Nelson Mandela.

As inscrições serão aceitas até 28 de fevereiro de 2020.

ONU pede nomeações para Prêmio Nelson Mandela. Foto: ONU

ONU pede nomeações para Prêmio Nelson Mandela. Foto: ONU

A ONU está recebendo inscrições para o Prêmio Nelson Rolihlahla Mandela das Nações Unidas 2020. O prêmio foi estabelecido em junho de 2014 pela Assembleia Geral para reconhecer as realizações daqueles que dedicam suas vidas ao serviço da humanidade, promovendo os propósitos e princípios das Nações Unidas, honrando e prestando homenagem à extraordinária vida e legado de reconciliação, transição política e transformação social de Nelson Mandela.

Realizado pela primeira vez em 2015, o prêmio reconheceu duas pessoas destacadas: Dra. Helena Ndume, da Namíbia, oftalmologista cujo trabalho tem sido o tratamento de cegueira e doenças relacionadas aos olhos, tanto na Namíbia quanto no mundo em desenvolvimento; e o ex-presidente de Portugal Jorge Fernando Branco Sampaio, líder na luta pela restauração da democracia em seu país.

As inscrições para o prêmio 2020 serão aceitas até 28 de fevereiro de 2020. A homenagem é entregue a cada cinco anos a dois indivíduos: uma mulher e um homem. Os laureados serão selecionados por um comitê das Nações Unidas presidido pelo presidente da Assembleia Geral e composto por representantes de seis Estados-membros, incluindo representantes de cada um dos cinco grupos regionais, um representante da Missão Permanente da África do Sul junto às Nações Unidas e cinco indivíduos eminentes que servirão como membros ex officio. O Departamento de Comunicações Globais das Nações Unidas atuará como secretariado do comitê.

A expectativa é de que os laureados sejam anunciados em maio de 2020, com os prêmios concedidos na sede das Nações Unidas em Nova Iorque durante a comemoração do Dia Internacional Nelson Mandela, 18 de julho.

Para mais informações, visite: www.un.org/en/events/mandeladay/mandela_prize.shtml ou envie e-mail mandelaprize@un.org.

As inscrições podem ser feitas em Inglês ou Francês em http://bit.ly/2oYYt3M [Inglês] ou http://bit.ly/2OSPg7v [Francês].