Nações Unidas convidam para participação na campanha ‘Brasileiros na ONU’

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) convida os brasileiros do mundo todo que trabalham atualmente na ONU a participar da campanha Brasileiros na ONU. O Brasil é hoje um dos países sub-representados na organização.

A campanha, lançada em julho de 2018, tem por objetivo encorajar mais brasileiros a investir nas diferentes carreiras internacionais oferecidas pela ONU, aumentando assim o número de brasileiros que trabalham na organização.

Brasileiros na ONU

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) convida os brasileiros do mundo todo que trabalham atualmente na ONU a participar da campanha Brasileiros na ONU (nacoesunidas.org/brasileirosnaonu). O Brasil é hoje um dos países sub-representados na organização.

A campanha, lançada em julho de 2018, tem por objetivo encorajar mais brasileiros a investir nas diferentes carreiras internacionais oferecidas pela ONU, aumentando assim o número de brasileiros que trabalham na organização.

Para isso, o UNIC Rio está montando uma série de minivídeos com testemunhos que nos ajudem a inspirar e informar os brasileiros sobre as possibilidades de trabalhar na organização.

Caso estiver interessado(a) na campanha, nós gostaríamos de saber: por que você trabalha (ou trabalhou) na ONU, quais são suas principais tarefas e quais são as suas maiores motivações ao trabalhar na organização.

Você pode escolher responder – em português – apenas uma ou todas as perguntas propostas; só não esqueça de informar o nome, o cargo e onde você trabalha e mora:

  • Por que você trabalha na ONU?
  • O que você faz na ONU?
  • O que te deixa feliz ou realizado ao trabalhar na ONU?
  • Alguma outra coisa que você gostaria de acrescentar para seus compatriotas (ex: se esteve em outros países através da ONU).

Sua contribuição pode ser feita por meio de um vídeo curto e um texto acompanhado de uma foto sua.

Exemplo: Meu nome é Antônio e atualmente trabalho como Oficial de Assuntos Ambientais na ONU Meio Ambiente, em Brasília. Decidi aproveitar a oportunidade de trabalhar na ONU por causa do meu interesse em causas ambientais e nas possibilidades que são oferecidas pela organização de participação em diversos programas de alto impacto. Ingressei na ONU por meio do UNV em 2010 trabalhando como voluntário na MONUSCO na República Democrática do Congo. Atualmente, no meu dia a dia, lido com temas de desenvolvimento sustentável, eficiência energética, mudanças climáticas e desastres. Trabalhar aqui faz com que eu me sinta realizado porque acredito que faço a diferença no que tange à proteção do meio ambiente no Brasil e na América do Sul.

As instruções para o vídeo são:

  • Duração de, no máximo, 60 segundos;
  • Escolha um local com uma boa iluminação e em direção ao seu rosto;
  • Tente usar o seu local de trabalho ou cenário de campo como fundo (só lembre de não ficar em frente a uma janela ou outro objeto muito iluminado);
  • Evite barulhos externos, como o de um ar-condicionado, ventiladores ou ruídos da rua;
  • Escolha o melhor modo de resolução da sua câmera (preferencialmente Full HD 1080p);
  • Mantenha seu celular na horizontal, de forma fixa na sua frente e evite andar ou mexer o braço (você também pode pedir que alguém filme seu vídeo, só lembre de manter a câmera a uma distância boa suficiente para gravar a sua voz);
  • Conte até três e comece falar de forma clara e em voz alta (não há necessidade de usar um microfone).

Os vídeos acompanhados de texto e foto deverão ser enviados para unic.brazil@unic.org com cópia para dimitria.nunes@unic.org e bernardo.corais@unic.org. Em caso de dúvida, entre em contato diretamente por meio destes mesmos e-mails.