Nações Unidas apoiam iniciativa de valorização do voluntariado a favor do desenvolvimento global

Lançado 500 dias antes do prazo final para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio serem atingidos, o site da iniciativa ‘500 Days 500 Ways’ conta uma nova história de voluntariado a cada dia.

Professora do Programa de Voluntários das Nações Unidas alfabetiza crianças em Burkina Faso, na África. Foto: PNUD.

Professora do Programa de Voluntários das Nações Unidas alfabetiza crianças em Burkina Faso, na África. Foto: PNUD.

O programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) está apoiando a iniciativa ‘500 Days 500 Ways‘ (500 Dias 500 Caminhos), que tem o objetivo de chamar atenção à variedade de maneiras que as ações de voluntariado podem favorecer o desenvolvimento sustentável em diversos continentes.

Lançado 500 dias antes do prazo final para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio serem atingidos, o site da iniciativa conta uma nova história de voluntariado a cada dia. O objetivo é mostrar a importância dessas atividades para a cooperação a favor do desenvolvimento sustentável.

Todos os dias, milhões de pessoas disponibilizam seu tempo para fazer parte de lutas comunitárias, locais, nacionais e internacionais contra a pobreza. Os voluntários – de todas as idades e de muitos lugares do mundo – trabalham de diferentes formas para auxiliar algumas das populações mais pobres do mundo.

Apesar de nem sempre visíveis, as iniciativas voluntárias já trouxeram grandes contribuições para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Além de assistência técnica e financeira, soluções e abordagens sociais que envolvam o contato entre pessoas são essenciais para que sejam obtidos os progressos desejados para o mundo atual.

Todos os anos, mais de 7 mil mulheres e homens de mais de 170 nacionalidades participam do programa de Voluntários das Nações Unida em mais de 140 países. Suas atividades trabalham a favor da redução da pobreza, do fomento à governança democrática, da promoção de políticas ambientais, do fortalecimento de recursos para prevenir e responder a crises e da luta contra o aumento de doenças como o HIV/AIDS.

Acesse em 500ways.org