Na Paraíba, candidatos a prefeito firmam compromisso pelos Objetivos do Milênio

Municípios de João Pessoa e Campina Grande aderiram à iniciativa, implementada pelo Movimento Nós Podemos Paraíba com apoio do PNUD. Ao todo, 11 candidatos firmaram o pacto.

Candidatos a Prefeito de Campina Grande (PB) assinam termo de compromisso pelo alcance dos ODM. Foto: Nós Podemos Paraíba

Candidatos a prefeito dos municípios de Campina Grande e João Pessoa, na Paraíba, firmaram nesta quarta-feira (22) um acordo em que assumem publicamente uma série de compromissos relacionados à promoção e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Em Campina Grande, cinco dos sete candidatos assinaram o termo; em João Pessoa, dos sete candidatos, houve seis adesões ao documento.

O pacto contém oito itens, nos quais o candidato assegura, durante a campanha política, dar apoio aos ODM e destacar em seu programa de governo os temas relativos às metas acordadas pelos Estados-Membros no âmbito da Organização das Nações Unidas. Caso seja eleito, o candidato assume o compromisso de alinhar as ações da prefeitura aos oito Objetivos do Milênio e a promover a criação de comitês municipais dos ODM, com a participação ativa da administração municipal.

O termo de compromisso também prevê que, num prazo de seis meses após a posse, o candidato eleito deverá, orientado pelos ODM, estabelecer metas para o município até 2015 e estruturar o orçamento da cidade com base neste contexto.

A iniciativa, implementada pelo Movimento Nós Podemos Paraíba, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria-Geral da Presidência da República, promove, de modo geral, valores e princípios baseados nos Direitos Humanos, na cooperação e solidariedade, na ética e transparência das informações institucionais e na soma de esforços em direção ao desenvolvimento sustentável. Saiba detalhes clicando aqui.