Na ONU, Brasil exibe ‘O Touro Ferdinando’ para celebrar dia dos direitos humanos

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, lembrado neste mês (10 de dezembro), o Departamento de Informação Pública da ONU exibe na quarta-feira (5), em Nova Iorque, o longa-metragem de animação ‘O Touro Ferdinando’.

Realizada com a parceria da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, a sessão será seguida de um debate com o diretor do filme, o brasileiro Carlos Saldanha.

'O Touro Ferdinando', animação do diretor brasileiro Carlos Saldanha. Foto: Fox Films

‘O Touro Ferdinando’, animação do diretor brasileiro Carlos Saldanha. Foto: Fox Films

Para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, lembrado neste mês (10 de dezembro), o Departamento de Informação Pública da ONU exibe na quarta-feira (5), em Nova Iorque, o longa-metragem de animação O Touro Ferdinando. Realizada com a parceria da Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas, a sessão será seguida de um debate com o diretor do filme, o brasileiro Carlos Saldanha.

Produzida pelos criadores de A Era do Gelo e Rio, a animação O Touro Ferdinando acompanha a trajetória de um pacato ruminante que é confundido com um animal perigoso. Ferdinando é capturado e levado de sua casa, mas se recusa a participar de touradas, buscando a ajuda de novos amigos para voltar ao seu lar. A animação foi indicada em 2018 ao Oscar de Melhor Animação.

O filme foi inspirado no livro infantil O touro Ferdinando, do escritor norte-americano Munro Leaf. Publicada em 1936, a obra aborda temas como não violência e pacifismo. Segundo a editora do volume, a Penguin Random House, o ditador alemão Adolf Hitler ordenou que o livro fosse queimado durante o governo nazista. Na Espanha de Franco, o livro também foi proibido.

As lições do longa-metragem são atemporais e encorajam os jovens a ser verdadeiros consigo mesmos, a defender aquilo em que acreditam e também aqueles que são diferentes. A animação promove sociedades pacíficas e inclusivas, em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 16.

A exibição do filme organizada em Nova Iorque, na sede da ONU, comemora também os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948.

O evento terá a participação da subsecretária-geral da ONU para Comunicação Global, Alison Smale, e do representante permanente do Brasil nas Nações Unidas, Mauro Vieira, além de Saldanha, que é cineasta, produtor e animador na Blue Sky Studios. O debate com o criador do filme será mediado pela chefe da Seção de Educação e Outreach das Nações Unidas, Kimberly Mann.

A inciativa tem o apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova Iorque.

Serviço
O que: Exibição do filme O Touro Ferdinando
Onde: Câmara do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC), na sede da ONU, em Nova Iorque
Quando: Quarta-feira, 5 de dezembro, das 18h30 às 20h45 (horário local)

Para mais informações, entre em contato com o oficial de Informação Pública, Brenden Varma: +1 212 963 7238 / varmab@un.org


Comente

comentários