Museu Nacional celebra 202 anos e apresenta ações de reconstrução e restauração em curso

Importante instituição cultural, acadêmica e científica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ celebra 202 anos no sábado (6) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é parceira nas comemorações.

Nesta sexta-feira (5), o webinário “Museu Nacional 202 anos: [re]construindo horizontes” às 16h vai apresentar os principais projetos e atividades que estão sendo realizadas para a reconstrução do Museu, atingido por um grande incêndio em setembro de 2018.

Museu Nacional do Rio de Janeiro. Foto: Agência Brasil/Tomaz Silva

Importante instituição cultural, acadêmica e científica brasileira, o Museu Nacional/UFRJ celebra 202 anos amanhã (6) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é parceira nas comemorações.

Hoje (5) acontece o webinário “Museu Nacional 202 anos: [re]construindo horizontes”, que vai apresentar os principais projetos e atividades que estão sendo realizadas para a reconstrução do Museu, atingido por um grande incêndio em setembro de 2018.

A primeira parte do evento virtual contou com a participação da Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Noleto, e foram compartilhados os avanços da iniciativa “Museu Nacional Vive”, estabelecida por meio de uma cooperação técnica entre a UNESCO, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Fundação Vale. A iniciativa aporta recursos, esforços e habilidades técnicas para garantir a reconstrução e a restauração do Paço de São Cristóvão e seu anexo; a preparação do Palácio para receber a nova museografia; a reforma da Biblioteca e do Horto Botânico; e a implantação de um novo campus acadêmico, anexo à Quinta da Boa Vista.

A segunda parte do encontro terá início às 16h e vai apresentar as ações em andamento para a recuperação de acervos e também os planos para as novas exposições do Museu.

Toda a programação será transmitida pelo canal do Museu Nacional no YouTube e o público poderá interagir com os convidados enviando perguntas, via chat, ao longo do evento.

Webinário “Museu Nacional 202 anos: [re]construindo horizontes”

Sexta-feira, 5 de junho
11h – Apresentação do projeto Museu Nacional Vive
Marlova Noleto – Diretora e Representante da UNESCO no Brasil
Denise Pires de Carvalho – Reitora da UFRJ
Hugo Barreto – Presidente da Fundação Vale
Alexander Kellner – Diretor do Museu Nacional/UFRJ

16h – Acervos e exposições: perspectivas para um novo museu
Thaís Mayumi – Museóloga do Museu Nacional/UFRJ
Marcelo Araújo – Representante da Sociedade Civil no Comitê Executivo do Projeto Museu Nacional Vive
Alexander Kellner – Diretor do Museu Nacional/UFRJ