Mundo poderá ter 1,8 bilhão de turistas até 2030, revela agência da ONU

Isso significa que uma a cada cinco pessoas no mundo será um turista. Estimativa foi divulgada nesta semana (27) pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que chamou atenção para as oportunidades e para os riscos trazidos por um número cada vez maior de viajantes.

Turistas em mirante em Budapeste, na Hungria. Foto: PxHere (CC)

Turistas em mirante em Budapeste, na Hungria. Foto: PxHere (CC)

Até 2030, o número de turistas circulando pelo mundo poderá chegar a 1,8 bilhão. Isso significa que uma a cada cinco pessoas no mundo será um turista. A estimativa foi divulgada na quarta-feira (27) pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que chamou atenção para as oportunidades e para os riscos trazidos por um contingente cada vez maior de viajantes.

Por um lado, o crescimento do turismo “está unindo o mundo de um modo incrivelmente impressionante, está tornando o mundo menor, mais conectado, mais informado”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai. Ao mesmo tempo, o fenômeno também coloca vários desafios para a comunidade internacional, como poluição, exploração trabalhista, prostituição, abuso de crianças e pilhagem de recursos naturais.

Segundo Rifai, “1,8 bilhão de pessoas até 2030 pode equivale a 1,8 bilhão de oportunidades ou 1,8 bilhão de desastres”. Na avaliação do dirigente, cabe às pessoas garantir que os impactos do turismo sejam positivos e contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Em reconhecimento ao potencial dessa indústria, a Assembleia Geral da ONU proclamou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento.