Mulheres: revista do IPC-IG discute igualdade de gênero e proteção social

O Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) lançou nesta semana (7) a nova edição da revista Policy in Focus, totalmente voltada para a igualdade de gênero. A publicação aponta como as políticas de proteção social são importantes para promover a equidade de gênero e a inclusão das mulheres na economia, em especial nos países em desenvolvimento.

Capa da nova edição da Policy In Focus traz ilustração da artista brasileira Criola

Capa da nova edição da Policy In Focus traz ilustração da artista brasileira Criola

Marcando as comemorações do Dia Internacional das Mulheres, o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) lançou nesta semana (7) a nova edição da revista Policy  in Focus, totalmente voltada para a igualdade de gênero. A publicação aponta como as políticas de proteção social são importantes para promover a equidade de gênero e a inclusão das mulheres na economia, em especial nos países em desenvolvimento.

“Proteção social: rumo à igualdade de gênero”, foi lançada em evento realizado em Brasília, conjuntamente com a Embaixada do Reino Unido no Brasil e o Ministério do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e contou com a presença de representantes do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A capa da publicação traz uma reprodução da artista brasileira Criola.

A edição tem contribuições de mulheres acadêmicas e formuladoras de políticas públicas. Raquel Tebaldi, pesquisadora do IPC-IG e co-editora da edição, explica que foram publicados estudos sobre programas de proteção social implementados atualmente na África do Sul, Egito, Uganda, Tanzânia e Brasil. “Alguns dos artigos apresentam reflexões sobre os desafios de se perseguir a igualdade de gênero por meio de políticas sociais, onde podemos melhorar e onde estamos vendo progresso”, afirmou.

A edição especial da revista foi preparada como parte do projeto “Brasil e África: combate à pobreza e empoderamento das mulheres por meio da Cooperação Sul-Sul”, apoiado pelo DFID. O projeto busca promover a cooperação Sul-Sul entre Brasil e África, com foco em políticas e programas de proteção social e segurança alimentar.