Mudança climática é assunto de visita de Ban Ki-moon ao Reino Unido e à Grécia

O Secretário-Geral da ONU viajará semanas antes de uma reunião em Copenhagen com o objetivo de chegar a um acordo sobre um pacto referente ao aquecimento global.

O Secretário-Geral da ONU viajará semanas antes de uma reunião em Copenhagen com o objetivo de chegar a um acordo sobre um pacto referente ao aquecimento global.

Ban Ki-Moon fará um discurso na próxima terça no castelo de Windsor, nos arredores de Londres, para um grupo de líderes religiosos sobre o papel que as religiões podem desempenhar no combate aos problemas causados pelas alterações climáticas.

De acordo com informações divulgadas hoje pela ONU, o encontro, organizado pelo Príncipe Philip, duque de Edimburgo, vai dar oportunidade aos líderes religiosos de mostrarem seus planos de longo prazo para lidar com as mudanças climáticas.

Ban disse que a questão de mudanças climáticas “é a mais importante de nossa era” e destacou a necessidade de um resultado positivo na cúpula a ser realizada em dezembro na capital dinamarquesa, Copenhagen.

Enquanto em Londres, Ban também se reunirá com o primeiro-ministro britânico Gordon Brown e participará de um evento na sede da Organização Marítima Internacional (IMO) para honrar as pessoas que participaram nos esforços para eliminar a pirataria ao longo da costa da Somália e no Golfo de Aden.

O Secretário-Geral viajará então para a Grécia para participar da abertura do terceiro Fórum Global para as Migrações e Desenvolvimento (FGMD), que acontecerá na capital do país, Atenas. Ele também falará em uma sessão especial do Parlamento Grego e se encontrará com altos funcionários do governo, incluindo o primeiro-ministro grego George Papandreou e o Presidente Karolos Papoulias.