Mostra de cinema promove direitos humanos na América do Sul

Seleção vai apresentar filmes sul-americanos que discutem temas atuais de Direitos Humanos em nosso continente. Inscrições terminam nesta sexta-feira, 3 de agosto.

Mostra de cinema promove Direitos Humanos na América do Sul

Produções cinematográficas que abordam a temática dos Direitos Humanos estão sendo selecionadas para a 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O evento celebra o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. O objetivo da Mostra é apresentar filmes sul-americanos que abordam as discussões atuais sobre o tema em nosso continente. As inscrições terminam nesta sexta-feira, 3 de agosto.

A Mostra acontecerá de outubro a dezembro de 2012, em diversas capitais brasileiras e no Distrito Federal. Os filmes mais votados pelo público durante o período de exibição serão contemplados com exibições na TV Brasil. A Mostra é dedicada a obras realizadas em países da América do Sul finalizadas a partir de 2010, e que tratem de temáticas relativas aos Direitos Humanos, como: direitos das pessoas com deficiência; população LGBT/enfrentamento da homofobia; memória e verdade; crianças e adolescentes; pessoas idosas; população negra; população em situação de rua; mulheres; Direitos Humanos e segurança pública; proteção aos defensores de Direitos Humanos; combate à tortura; democracia e Direitos Humanos; situação prisional, entre outros.

Para a Oficial de Projetos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Moema Freire, a Mostra ajuda, através da arte, a colocar em evidência a questão dos Direitos Humanos para um público mais amplo. “É uma forma diferente de fomentar a discussão sobre a importância da promoção dos Direitos Humanos. E sabemos que a garantia dos Direitos Humanos é fundamental para o desenvolvimento”, diz Moema.

O PNUD promove diversas ações nesta área, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). “Esta Mostra tem ligação direta com o que fazemos na parceria com o governo brasileiro. Desenvolvemos projetos ligados aos grandes temas de atuação da SDH, como o combate à homofobia, os direitos dos idosos e o Disque Direitos Humanos, por exemplo, além de ações pontuais, como a criação do Sistema Nacional de Indicadores em Direitos Humanos e o Sistema de Informações para Infância e Adolescência”, explica Moema.

Em edições anteriores, a Mostra já promoveu homenagens ao projeto brasileiro Vídeo nas Aldeias, à produtora Cine Ojo e ao ator argentino Ricardo Darín que, com suas recentes retrospectivas históricas, tiveram por tema “infância e juventude”, “iguais na diferença” e “direito à memória e à verdade”. A última edição contou com a exibição de 46 filmes.

A 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é uma realização da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com produção da Cinemateca Brasileira / Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras.

Inscrição das obras

A ficha de inscrição deve ser baixada no site da 7ª Mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), preenchida, assinada e enviada por e-mail para: contato@cinedireitoshumanos.org.br. Já o DVD com a obra deverá ser enviado para a Cinemateca Brasileira, no endereço: Largo Senador Raul Cardoso nº 207, São Paulo (SP), Brasil. CEP 04021-070. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação e finalização das produções.