Monique Coleman, Atriz e Campeã da Juventude da ONU, chega ao Brasil

Monique chega a São Paulo no dia 17 de julho e visitará diversos projetos para jovens para promover o Ano Internacional da Juventude.

Monique chega a São Paulo no dia 17 de julho e visitará diversos projetos para jovens para promover o Ano Internacional da Juventude.

Monique Coleman na Assembleia Geral da ONU em agosto de 2010. Foto: ONU/Evan Schneider.

A atriz norte-americana Monique Coleman, conhecida por ter interpretado Taylor McKessie nos filmes “High School Musical”, chega a São Paulo no dia 17 de julho para visitar uma série de projetos das Nações Unidas. Nomeada no final de 2010 a primeira “Campeã da Juventude” das Nações Unidas para aumentar a conscientização sobre os desafios enfrentados pelos jovens, Monique tem viajado por uma série de países do mundo para promover atividades ligadas ao Ano Internacional da Juventude, lançado pela Assembleia Geral da ONU em 12 de agosto de 2010.

Durante este período, Monique vem trabalhando para aumentar a conscientização sobre os desafios que os jovens enfrentam e vai destacar as contribuições positivas que ele fazem para suas comunidades. Durante sua nomeação, Monique disse que deve usar sua nova posição para promover os esforços globais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) contra a pobreza, que têm o prazo de 2015, com uma ênfase especial no fortalecimento da juventude. “É extremamente importante que eles estejam cientes dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e o que eles representam”, disse ela na ocasião.

Monique espera poder ajudar os jovens a alcançarem os ODM encorajando-os a falar e demonstrar suas preocupações. Ela fará isso através do Facebook, do Twitter e através da transmissão de seu ‘talk show’ online “Gimme Mo”, voltado para os jovens. “Acredito que os jovens não são apenas nosso futuro, eles são o presente. Com 85% da juventude atualmente morando em países em desenvolvimento, a responsabilidade global é desenvolver seu potencial inexplorado”, disse a atriz.

Apesar de afirmar que a juventude nos países desenvolvidos e em desenvolvimento tem prioridades diferentes, ela também acha que seus objetivos podem ser mais próximos do que as distâncias econômicas e geográficas implicam. Construir estas relações entre jovens é parte do trabalho de Monique aliado com o tema do Ano Internacional da Juventude da ONU, “Diálogo e Entendimento Mútuo”, pedindo para a construção de pontes entre gerações e através de culturas, religiões e civilizações.

Em São Paulo, Monique irá, no dia 18 de julho, visitar duas iniciativas. Sua primeira parada será no Centro da Cidadania (CIC), um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. Monique terá a oportunidade de conhecer as ações desenvolvidas no CIC Leste Itaim Paulista, acompanhada pela Coordenadora da Juventude do Estado de São Paulo, Andrea Quércia.

À tarde, Monique conhecerá o Projeto Segurança Humana, uma iniciativa das Nações Unidas que tem como objetivo promover a cultura de paz e reduzir a violência por meio de ações integradas nas áreas da educação, ação comunitária e saúde. Sua execução está baseada na participação de vários setores da sociedade, contribuindo com políticas públicas e desenvolvendo habilidades e competências de indivíduos, famílias e comunidades.

Implementado na zona leste da cidade de São Paulo, na região de Itaquera, o projeto caracteriza-se pela realização de oficinas, palestras, cursos, formações e ações de incidência política para toda a comunidade – profissionais de saúde, educação e assistência e desenvolvimento social, comunidade escolar, organizações governamentais e não-governamentais, associações, conselhos, pais, crianças e adolescentes. Essas atividades visam desenvolver potencialidades de indivíduos e grupos pela garantia e promoção dos seus direitos.

A iniciativa é coordenada por quatro agências do sistema ONU: Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO); Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF); Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS-OMS) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
As atividades acontecem em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo/SP.

Já na terça-feira, dia 19 de julho, Monique visitará o Espaço Criança Esperança de São Paulo (Brasilândia). O Programa Criança Esperança é uma parceria da TV Globo com a UNESCO e o espaço de São Paulo beneficia 670 crianças, adolescentes e jovens que participam de 94 oficinas regulares com atividades esportivas, culturais educativas e de formação (63 turmas). No Espaço Criança Esperança também são organizadas ao longo do ano 45 oficinas pontuais com parceiros e 20 oficinas para apoio a grupos juvenis; além de serem feitos 25 atendimentos mensais em atividades voltadas para as famílias. Somente em 2010, estiveram presentes no Espaço 12.083 crianças, adolescentes, jovens e seus familiares, participando de 59 eventos.

Os Espaços Criança Esperança são centros de atenção em tempo integral que oferecem atividades complementares à escola. Respeitando e ouvindo a comunidade local, contribuem para promover a educação, a cultura, a inclusão e o desenvolvimento social no Brasil. Criados a partir de um modelo de parceria que reúne uma ONG gestora, empresa privada, o poder público e uma instituição de referência internacional, os Espaços Criança Esperança oferecem atividades esportivas, educacionais e culturais e têm à disposição teatros, centros multimídia, bibliotecas, piscinas e quadras poliesportivas.

Mais informações

Valéria Schilling
Assessora de Comunicação
Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Tel.: (21) 2253-2211 e (21) 8202-0171
Email: valeria.schilling@unic.org

Jeff Lopes
Email: jeff@gloobmktg.com