Mônica celebra 10 anos como embaixadora do UNICEF

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

Há dez anos, a personagem Mônica, do quadrinista Maurício de Sousa, era nomeada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Em 2017, para celebrar uma década de engajamento pelos direitos dos jovens, o autor abriu as portas de seu estúdio em São Paulo para oito meninas e meninos entre 10 e 11 anos de idade. As crianças assumiram a direção do escritório e, ao final do dia, produziram, junto com o desenhista, uma tirinha especial para a data.

Mônica. Crédito: Mauricio de Sousa

Mônica. Crédito: Mauricio de Sousa

Há dez anos, a personagem Mônica, do quadrinista Maurício de Sousa, era nomeada embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Em 2017, para celebrar uma década de engajamento pelos direitos dos jovens, o autor abriu as portas de seu estúdio em São Paulo para oito meninas e meninos entre dez e 11 anos de idade.

As crianças assumiram a direção do escritório e, ao final do dia, produziram, junto com o desenhista, uma tirinha especial para a data.

A atividade nas instalações da Maurício de Sousa Produções foi organizada em parceria com o UNICEF como ação preparatória para lembrar o Dia Mundial das Crianças, celebrado no próximo 20 de novembro.

Em 2017, o tema para a data é “Crianças no Controle”.

Confira abaixo a tirinha preparada pelas crianças e o Maurício de Sousa:

Tirinha preparada por crianças e por Maurício de Sousa para comemorar os dez anos da nomeação da Mônica como embaixadora do UNICEF. Imagem: Maurício de Sousa Produções/UNICEF

Tirinha preparada por crianças e por Maurício de Sousa para comemorar os dez anos da nomeação da Mônica como embaixadora do UNICEF. Imagem: Maurício de Sousa Produções/UNICEF

A agência da ONU convida adultos em todo o mundo a deixarem meninos, meninas e adolescentes assumir o controle de papéis-chave na mídia, na política, nos negócios, no esporte e no entretenimento. O UNICEF visa estimular a participação dos jovens em áreas que os afetam diretamente, como educação, saúde e proteção contra a violência e o abuso.

O Dia Mundial da Criança foi estabelecido pela ONU em 1954 e é celebrado, a cada ano, em 20 de novembro. Vinte e cinco anos após a instituição da data, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Convenção sobre os Direitos da Crianças – ratificada por 196 países. A participação das crianças e dos adolescentes nas decisões sobre temas que lhes são relevantes é um dos direitos fundamentais incluído no marco internacional.

O Brasil foi um dos primeiros países a assinar a Convenção e ratificou esse tratado de direitos humanos no dia 24 de setembro de 1990.

A Mônica e o UNICEF

Muito antes de temas e expressões como protagonismo infanto-juvenil e empoderamento feminino ganharem relevância na mídia e no mundo, a Mônica já era um exemplo da força e da liderança que as meninas podem ter. Há mais de cinco décadas, sua Turma ajuda a transmitir valores como amizade, justiça, respeito à diversidade, entre outros.

Mônica, personagem dos quadrinhos de Mauricio de Sousa, foi nomeada embaixadora do UNICEF no Brasil em 6 de novembro de 2007, mas a aliança entre a Mauricio de Sousa Produções e o Fundo das Nações Unidas vem de longa data.

Em 1993, a Turma da Mônica, com apoio da agencia, apresentou o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma divertida, em quadrinhos, para tornar a lei mais fácil de ser compreendida pelas crianças. Desde abril de 2005, Mônica e outros personagens dos quadrinhos de Maurício de Sousa apoiam a divulgação de mensagens do UNICEF para as crianças em suas revistas. Entre as pautas abordadas, estão o direito a educação, ao aleitamento materno e à inclusão das crianças com deficiência, o combate ao racismo e a importância da prática de esportes.

Já como embaixadora do UNICEF, Mônica e seu criador, Mauricio de Sousa, participaram de campanhas nacionais e globais do UNICEF, tais como “Eu faço um mundo melhor para as crianças“, “Unidos pelas crianças e pelos adolescentes” e “Pequenas Histórias“, entre outras.


Mais notícias de:

Comente

comentários