Ministros da Saúde e da Agricultura das Américas discutem saúde pública veterinária

Reunião Interamericana Ministerial de Saúde e Agricultura define temas importantes da cooperação técnica em questões de saúde pública veterinária, no âmbito da inocuidade dos alimentos, erradicação da febre aftosa e a prevenção e controle das zoonoses, bem como no fortalecimento e articulação de aspectos relacionados com a interface saúde animal/saúde humana.

Encontro é organizado pelo Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) da OPAS/OMS.

Foto: Carlos Edj/Creative Commons

Foto: Carlos Edj/Creative Commons

Ministros da agricultura e saúde participarão do mais importante fórum das Américas para a definição de políticas de saúde pública veterinária. A 17ª Reunião Interamericana Ministerial de Saúde e Agricultura (RIMSA) será realizada nos dias 21 e 22 de julho em Assunção, no Paraguai.

A RIMSA é o único fórum regional permanente no qual se apresentam e propõem temas, bem como se coordenam ações com a participação dos ministros da Agricultura e da Saúde de todos os Estados-membros da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Nesta reunião, são definidos os temas importantes da cooperação técnica em questões de saúde pública veterinária, no âmbito da inocuidade dos alimentos, erradicação da febre aftosa e a prevenção e controle das zoonoses, bem como no fortalecimento e articulação de aspectos relacionados com a interface saúde animal/saúde humana.

O debate e coordenação regional temas são indispensáveis para a prevenção e controle de determinadas doenças, como também para o controle e redução do impacto da resistência antimicrobiana.

Com o tema “Saúde Única e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, os ministros dialogarão em três painéis sobre boas práticas de governança de todos os setores e atores envolvidos e para promover e melhorar a saúde humana e animal de forma sustentável, mediante a prevenção de riscos e mitigação dos efeitos de crises geradas entre tais populações em seus diferentes ambientes.

Dois importantes eventos técnicos servirão como preparação à reunião ministerial: a 13ª Reunião do Comitê Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (COHEFA 13), que discutirá os desafios dos países e da região para enfrentar a última etapa do Plano Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (PHEFA) nas Américas; e a 7ª Reunião da Comissão Pan-Americana de Inocuidade de Alimentos (COPAIA 7), que tem como objetivo promover e fortalecer a coordenação intersetorial para o desenvolvimento dos programas de inocuidade dos alimentos em toda a cadeia alimentar.

A Unidade de Saúde Pública Veterinária/Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (PANAFTOSA) da OPAS/OMS organiza a RIMSA 17 com o respaldo e apoio do Governo do Paraguai, por meio dos Ministérios de Saúde Pública e Bem-Estar Social, Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério das Relações Exteriores e do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal.

Saiba mais sobre os eventos:


Comente

comentários