Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos dá aula inaugural no curso do UNIC Rio em parceria com a UFRJ

O Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Professor Paulo Vannuchi, abriu na segunda-feira, dia 7 de julho, o curso A ONU e as Questões Internacionais Contemporâneas como parte da programação que comemora, em 2008, os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos dá aula inaugural no curso do UNIC Rio em parceria com a UFRJO Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Professor Paulo Vannuchi, abriu na segunda-feira, dia 7 de julho, o curso A ONU e as Questões Internacionais Contemporâneas como parte da programação que comemora, em 2008, os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH).

Segundo Vannuchi, “os pressupostos da paz estão na Declaração, e sem estes pressupostos não será possível a paz no planeta”. Ele defendeu também o caráter multiplicador do curso e da importância de fazer um “mergulho didático” na compreensão da estrutura e da atuação da ONU no mundo.

O curso de extensão universitária, aberto somente para estudantes de Graduação e Pós-graduação da UFRJ, teve duração de três semanas, e foi realizado na sede do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio), no Palácio Itamaraty do Rio de Janeiro.

O Diretor do UNIC Rio, Giancarlo Summa, explicou que “o curso faz parte das atividades educacionais do Centro de Informação da ONU no Brasil e, pela primeira vez, é oferecido a estudantes da UFRJ, uma universidade pública de excelência e referência para todos.”

As palestras foram ministradas por diversos professores convidados, tanto da UFRJ, como da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), da Universidade de Brasília (UNB) e do Centro de Instrução de Operações de Paz do Exército Brasileiro (Ci Op Paz), entre outros.

Entre os assuntos abordados, o histórico de formação da ONU, a estrutura do Sistema, direito internacional humanitário, as forças de paz das Nações Unidas, o direito dos refugiados, os tratados de direitos humanos e sua situação jurídica no Brasil, a ONU a proteção dos direitos humanos, etc.

Assista abaixo imagens do curso: