Ministra romena assume secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta quarta-feira (30) a indicação de Cristiana Paşca Palmer, da Romênia, como secretária-executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica. Ela sucederá o brasileiro Braulio Ferreira de Souza Dias.

Cristiana Paşca Palmer - Foto: Governo da Romênia

Cristiana Paşca Palmer – Foto: Governo da Romênia

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou nesta quarta-feira (30) a indicação de Cristiana Paşca Palmer, da Romênia, como secretária-executiva da Convenção sobre Diversidade Biológica. Ela sucederá o brasileiro Braulio Ferreira de Souza Dias, a quem o secretário-geral agradeceu o compromisso e contribuição.

Ministra do Meio Ambiente, Águas e Florestas da Romênia desde 2015, Cristiana Paşca Palmer traz para o cargo a extensa experiência em política global e coordenação da implementação de iniciativas, programas e projetos de meio ambiente e desenvolvimento sustentável, tanto a nível nacional quanto internacional. Com grande conhecimento de processos intergovernamentais, ela tem experiência baseada tanto na ciência quanto no gerenciamento de desafios programáticos relacionados à convenção de biodiversidade.

Como ex-chefe da divisão de Mudança Climática, Meio Ambiente e Recursos Naturais da Diretoria-Geral para Cooperação e Desenvolvimento Internacional (DEVCO) da Comissão Europeia (2011-2015) e analista política da diretoria-geral de ação climática da Comissão Europeia (2010-2011), ela é uma profissional multidisciplinar e acadêmica em desenvolvimento internacional, com foco na economia verde e sustentabilidade ambiental, além de gerenciamento de negócios, negociações internacionais e diplomacia ambiental.

Nascida em 1968, Cristiana tem mestrado em Sistemas Ecológicos e Gerenciamento de Capital Natural e é PHD em Relações Internacionais e desenvolvimento econômico pela Escola de Direito e Diplomacia Fletcher, Universidade Tuft, nos Estados Unidos.