MG lança rede estadual de voluntariado com apoio de programa da ONU

Em Belo Horizonte, o governo de Minas Gerais lançou nesta segunda-feira (5), data em que as Nações Unidas celebram o Dia Internacional do Voluntariado, uma rede para mobilizar pessoas de todo o estado a praticarem ações voluntárias. Iniciativa é fruto de uma parceria com o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Brasil.

Foto: UNV Brasil / Allyson Pallisser

Lançamento da Rede de Voluntários de Minas Gerais aconteceu em Belo Horizonte e reuniu representantes dos parceiros envolvidos na iniciativa. Foto: UNV Brasil / Allyson Pallisser

Em Belo Horizonte, o governo de Minas Gerais lançou nesta segunda-feira (5), data em que as Nações Unidas celebram o Dia Internacional do Voluntariado, uma rede para mobilizar pessoas de todo o estado a praticarem ações voluntárias. A iniciativa é fruto de uma parceria com o Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) no Brasil.

Neste ano, o programa da ONU celebra o dia mundial com a campanha #GlobalApplause — Viva os Voluntários. O objetivo é reconhecer o papel desses indivíduos na construção de sociedades inclusivas, democráticas e sustentáveis. Durante a data, o UNV incentiva pessoas de todo mundo a celebrarem e aplaudirem o trabalho dos voluntários nas mídias sociais.

“O lançamento da Rede de Voluntariado de Minas Gerais e o tema da campanha global do UNV este ano tem muita sinergia. A iniciativa estadual, com a criação da Rede, aplaude o voluntariado, mostra que esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento social. Gostaria de aplaudir todos os voluntários mineiros e todas as instituições estaduais que foram fundamentais para o lançamento da Rede”, comentou Lola Nuñez, representante do Programa de Voluntários das Nações Unidas no Brasil.

A Rede de Voluntários de Minas Gerais é fruto de uma parceria entre o UNV no Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos de Minas Gerais, a Secretaria de Participação Social e Cidadania, o Tribunal de Justiça do estado (TJMG), o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Serviço Voluntário de Assistência Social e a Secretaria do Planejamento (SEPLAG). Durante a cerimônia foram apresentados os responsáveis pelo Comitê Gestor da Rede.

Sobre o UNV

O Programa de Voluntários das Nações Unidas contribui para a paz e para o desenvolvimento através do voluntariado em todo o mundo. O UNV trabalha com parceiros para integrar voluntários qualificados, altamente engajados em programas de desenvolvimento e para promover o valor e reconhecimento global do voluntariado. O Programa possui atividades em aproximadamente 130 países todos os anos e escritórios em mais de 80 países. O UNV é administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), organismo para o qual reporta suas atividades, por meio do Conselho Executivo do PNUD. O Programa de Voluntários das Nações Unidas foi criado pela Assembléia Geral da ONU em 1970 e opera no Brasil desde 1998.