México será sede de principal reunião da CEPAL, em maio

Chanceler mexicana e secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe assinaram acordo sobre reunião bienal da CEPAL, que será realizada de 23 a 27 de maio na Cidade do México. Governo da região discutirão estratégias de desenvolvimento no contexto da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Cidade do México sediará encontro da CEPAL. Foto: Flickr/Eneas De Troya

Cidade do México sediará encontro da CEPAL. Foto: Flickr/Eneas De Troya

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) realizará sua reunião bienal mais importante na Cidade do México, de 23 a 27 de maio de 2016, onde será apresentado a seus 45 países membros seu relatório de atividades. O escritório da ONU proporá aos governos uma reflexão sobre estratégias de desenvolvimento no contexto dos compromissos da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A secretária de Relações Exteriores do México, Claudia Ruiz Massieu, e a secretária executiva da CEPAL, Alicia Bárcena, assinaram no dia 12 de fevereiro o acordo definindo o México como a sede do Trigésimo Sexto Período de Sessões deste órgão da ONU.

“Para nosso país é muito importante acolher o Período de Sessões da CEPAL e receber os representantes de toda a região para discutir temas de desenvolvimento e igualdade, especialmente de gênero”, assegurou Ruiz Massieu.

Bárcena assinalou que neste Período de Sessões serão debatidos temas sobre o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região com base em um documento de posição elaborado pela CEPAL, com vistas à Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pela Assembleia Geral da ONU em setembro de 2015. Este documento segue o caminho da chamada “trilogia da igualdade” apresentada pela Comissão em suas três reuniões anteriores (2010, 2012 e 2014).

“Mantemos a igualdade no centro de nossas propostas e com um enfoque de gênero onde o papel das mulheres latino-americanas e caribenhas tenha visibilidade na Agenda dos ODS”, afirmou a representante da ONU. “Como mexicana é uma honra que esta reunião seja realizada em meu país”, acrescentou Bárcena.

A secretária executiva reuniu-se, também, com o presidente Enrique Peña Nieto, a quem agradeceu o convite feito pelo governo do México à CEPAL para ser a sede do encontro.

Durante sua visita manteve, também, encontros com autoridades da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) e do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI). Participaram também das reuniões o secretário executivo adjunto da CEPAL, Antonio Prado, e o diretor da Sede Sub-regional no México, Hugo Beteta.

Na UNAM, o reitor, Enrique Graue, e o secretário-geral, Leonardo Lomelí, acordaram com a CEPAL a publicação conjunta de uma série de estudos sobre o desenvolvimento latino-americano, assim como a elaboração de uma proposta conjunta para uma possível expedição oceanográfica entre a Antártida e o santuário das baleias no Golfo da Califórnia no marco de cooperação da Aliança do Pacífico. Também foi proposto o reforço do intercâmbio acadêmico e de bolsas para estudantes latino-americanos.

Bárcena reuniu-se também com Julio Santaella, presidente do INEGI, e com os vice-presidentes Félix Vélez e Rolando Ocampo. O Instituto preside atualmente a Conferência Estatística das Américas da CEPAL (CEA-CEPAL) e participará ativamente do Período de Sessões. Na reunião foi acordo que o INEGI apresentará suas experiências sobre cooperação Sul-Sul, do Caribe e da América Central, as estatísticas de gênero na América Latina e Caribe, e o vínculo entre a estatística com a geografia em seus estudos.

A funcionária da ONU finalizou suas atividades oficiais no México no último dia 13 de fevereiro, ocasião em participou da recepção que o México ofereceu ao papa Francisco no Palácio Nacional.

O programa completo do Trigésimo Sexto Período de Sessões da CEPAL, assim como a informação geral sobre a Reunião, estará disponível em breve no site especial do Encontro, acessível pelo site www.cepal.org. Os jornalistas que desejarem se credenciar para a cobertura da Reunião poderão fazê-lo por meio deste site.