México sediará Fórum da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável

Primeira reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada no México entre 26 e 28 de abril. Organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), o encontro reunirá representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil para revisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 na região.

Foto: Flickr/Olearys (CC)

Foto: Flickr/Olearys (CC)

A primeira reunião do Fórum dos Países da América Latina e do Caribe sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada no México entre os dias 26 e 28 de abril. Organizado pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) e a Secretaria de Relações Exteriores do México, o encontro reunirá representantes de governos, instituições internacionais, setor privado, academia e sociedade civil para revisar os avanços e desafios da implementação da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável na região.

O Fórum foi concebido em 2016 como um mecanismo regional para a implementação e acompanhamento da Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. O encontro é convocado anualmente pelo Estado-membro que ocupe a Presidência do Comitê Plenário da CEPAL, atualmente com o México.

Em coletiva de imprensa para apresentar o Fórum, Alicia Bárcena, Secretária-Executiva da CEPAL, e Miguel Ruiz Cabañas, Subsecretário para Assuntos Multilaterais e Direitos Humanos do México, destacaram a oportunidade para que os países da região avaliem estratégias de desenvolvimento a médio prazo.

As conclusões do encontro serão enviadas ao Fórum Político de Alto Nível (FPAN) sobre Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, mecanismo global de acompanhamento da Agenda 2030, que se reunirá anualmente a cada mês de julho em Nova York.

Exames voluntários

O encontro proporcionará intercâmbio de boas práticas e discussão de metas comuns. Além disso, serão compartilhadas experiências sobre a preparação dos exames voluntários referentes à implementação da Agenda 2030. Neste segmento terão especial protagonismo Colômbia, México e Venezuela – que já apresentaram seus exames ao FPAN em 2016 -, bem como os outros países da região que o farão esse ano: Argentina, Belize, Brasil, Chile, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Panamá, Peru e Uruguai.

O programa completo da primeira reunião do Fórum e informações gerais sobre a reunião estão disponíveis no site especial do encontro, onde os jornalistas que forem cobrir o evento deverão se inscrever previamente.

Informações para a imprensa:

Chile : Guido Camú, Encarregado da Unidade de Informação Pública da CEPAL, em Santiago do Chile. E-mail: prensa@cepal.org; telefone: + (56 2) 2210 2040.

México: María Luisa Díaz de León, Oficial de Informação Pública na Sede Sub-regional da CEPAL no México. E-mail: marialuisa.diaz@cepal.org; telefone: (52 55) 41705665.