Mensagem do Secretário-Geral da ONU sobre dois anos do terremoto no Haiti

Ban Ki-moon reiterou o compromisso contínuo das Nações Unidas em acompanhar o governo e o povo do Haiti no caminho para um futuro seguro e próspero.

Na ocasião do segundo aniversário do terremoto de 12 de janeiro de 2010 no Haiti, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, gostaria de honrar a memória das mais de 200 mil pessoas que morreram no tremor, incluindo 102 trabalhadores da ONU.

O Secretário-Geral presta homenagem ao governo e ao povo do Haiti, que fizeram avanços importantes na reconstrução do país. Apesar das conquistas consideráveis, incluindo as áreas de remoção de escombros e reassentamento de deslocados, muitos haitianos continuam necessitando de assistência internacional. O Secretário-Geral exorta a comunidade internacional a prosseguir com seu apoio vital.

Ban falou hoje (12/01) por telefone com o Presidente Michel Martelly e reiterou o compromisso contínuo das Nações Unidas em acompanhar o governo e o povo do Haiti no caminho para um futuro seguro e próspero. O Secretário-Geral disse ao Presidente que, como o Haiti se move da crise para a recuperação e o desenvolvimento de longo prazo, as Nações Unidas aguardam com expectativa para reforçar sua parceria com o país para assegurar apoio eficaz e financiamento para as prioridades do Haiti.