Menos Lixo, Mais Praia: mais de 200 voluntários limpam areias cariocas

A primeira ação de limpeza de praias “Menos é Mais” ocorreu no sábado (11) na praia do Recreio, no Rio de Janeiro (RJ), durante o primeiro Curta Praia de 2020, iniciativa que promove ações de esporte e qualidade de vida.

A ação é uma parceria entre Rede Globo e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), SOS Mata Atlântica, Greenpeace e Conservação Internacional.

Obra do artista Davi Rezende em praia do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Lucas Jones

Obra do artista Davi Rezende em praia do Rio de Janeiro (RJ). Foto: Lucas Jones

A primeira ação de limpeza de praias “Menos é Mais” ocorreu no sábado (11), na praia do Recreio, no Rio de Janeiro (RJ), durante o primeiro Curta Praia de 2020, iniciativa que promove ações de esporte e qualidade de vida.

A coleta de lixo das areias teve a participação dos atores Vladimir Brichta, Démick Lopes, Ísis Pessino e Ana Flávia Cavalcanti, do narrador Luiz Prota e do ex-jogador e comentarista do SporTV Grafite.

A ação é uma parceria entre Rede Globo e Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), SOS Mata Atlântica, Greenpeace e Conservação Internacional.

Em três horas de trabalho, foram coletados 70 quilos de materiais recicláveis e lixo, incluindo garrafas pet, bitucas de cigarro, copos descartáveis e embalagens de papelão. Todo material foi destinado ao descarte correto com o apoio da cooperativa Ecco Ponto Brasil Sustentável.

Uma escultura em formato de peixe, assinada pelo artista plástico Davi Rezende, foi exposta na praia durante todo o dia, recebendo doações de tampinhas de plástico. O material foi destinado ao projeto Rodando com Tampinhas, onde será convertido em cadeiras de rodas para doação.

O ator Vladimir Brichta disse ter ficado impressionado com o engajamento das pessoas presentes. “Foi muito bonito, as pessoas ficam engajadas, pedindo para participar. Nós ficamos impressionados em ver como o coletivo é forte.”

Démick Lopes destacou a importância da educação e da conscientização sobre o descarte correto do lixo e de materiais recicláveis. “Em um curto espaço de tempo, a gente recolheu muito lixo. Há várias ações que a gente pode fazer nesse sentido, educando nossos filhos, nossa família a ter cuidado com o lixo, para onde ele vai para ele não vir parar na praia, para o meio ambiente”, reforçou o ator.

Participando desse tipo de ação pela primeira vez, Ana Flávia Cavalcanti afirmou ter ficado surpresa com a quantidade de resíduos na areia. “Fiquei muito impactada. Nunca tinha vindo à praia para recolher lixo. A gente ficou um tempinho e recolheu muita coisa.”

A atriz lembrou que cuidar do meio ambiente é cuidar do espaço em que vivemos. “Do ponto de vista do planeta não tem fora. A gente vive todo mundo aqui e quando a gente fala ‘vou jogar fora’, não vai jogar fora, porque a gente está aqui dentro do planeta”, frisou Ana Flávia.

Como bem lembrou a atriz Ísis Pessino, é importante que cada um faça a sua parte. “Eu acho que está todo mundo mais ligado no meio ambiente, prestando mais atenção na nossa responsabilidade diante disso. Os lixos que estão aqui a gente que trouxe, a gente é responsável por esse lixo”, destacou.

Também presente na ação, o ex-jogador Grafite ficou impressionado com a atividade. “Foi uma experiência única e esclarecedora. Não tinha noção, quando ia à praia curtir, da quantidade de detritos na areia. Nesta experiência, vi que temos realmente que mudar nossas ações”, ressaltou.

A ação, que reuniu cerca de 200 pessoas, serviu como um alerta para despertar a conscientização sobre a importância de cuidar das praias, fazendo o recolhimento e o descarte correto do lixo que geramos. Atualmente, 720 milhões de copos plásticos são descartados por dia no Brasil. Segundo dados das Nações Unidas, se nada mudar, até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos.