Marinha forma primeira turma de estágio de Operações de Paz para mulheres

Formatura de fuzileiros navais incluiu estágio para de Operações de Paz para mulheres – foto: UNIC Rio

A Marinha formou a primeira turma de estágio de Operações de Paz para Mulheres realizado no Brasil, fruto de uma parceria com o Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC Rio). A cerimônia reuniu 948 formandos dos cursos de carreira do Corpo de Fuzileiros Navais na última terça-feira (18) no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), no Rio de Janeiro.

A iniciativa conjunta com o UNIC Rio tem por objetivo contribuir para que o Brasil possa atingir as metas de ampliação da participação feminina em operações de manutenção da paz – a resolução nº 2242/2015 1 do Conselho de Segurança da ONU estipula o aumento do efetivo feminino em 15% até 2020.

O estágio também visa melhorar a participação das mulheres nas missões, contribuindo para que tomem postos de liderança, reforcem o empoderamento feminino e contribuam para a não violência contra a mulher como um todo.

O estágio foi realizado entre os dias 3 e 14 de dezembro e além de 29 oficiais da Marinha, da Força Área Brasileira e da Política Militar do Rio de Janeiro, incluiu dez alunas da graduação e pós-graduação de Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

A cerimônia de formatura contou com a participação de cerca de 1.500 pessoas, incluindo formandos, familiares e autoridades civis e militares, e contou com a entrega de viaturas blindadas anfíbias e a inauguração de instalações do Programa Forças no Esporte, que oferece atividades esportivas e educativas a crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.