‘Maratona UNICEF Samsung’ tem prazo de inscrições prorrogado até 16 de junho

A fabricante de eletrônicos Samsung e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) prorrogaram até 16 de junho o prazo de inscrição para a “Maratona UNICEF Samsung”, uma iniciativa de programação de aplicativos educacionais que possam melhorar a qualidade da educação brasileira e, com isso, reduzir o atraso escolar.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI.

Foto: TV Brasil.

Foto: TV Brasil.

A fabricante de eletrônicos Samsung e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) prorrogaram até 16 de junho o prazo de inscrição para a “Maratona UNICEF Samsung”, uma iniciativa de programação de aplicativos educacionais que possam melhorar a qualidade da educação brasileira e, com isso, reduzir o atraso escolar.

O projeto é desenvolvido em parceria com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), por meio do programa Brasil Mais TI.

A maratona busca reunir programadores, designers, desenvolvedores, estudantes do ensino médio e licenciaturas, professores e inventores para que desenvolvam protótipos de aplicativos para as áreas de Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas (História e Geografia).

A proposta é que os apps sejam úteis nas salas de aula do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e promovam a inovação e a aprendizagem, além de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas brasileiras e reduzir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar, garantindo o direito de aprender.

A Samsung atuará como mentora do projeto, oferecendo apoio e conhecimento para que as ideias selecionadas sejam desenvolvidas. Já o UNICEF e seus parceiros – Ministério da Educação e Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) – ficarão responsáveis pelo apoio pedagógico às equipes.

“A Maratona UNICEF Samsung é uma oportunidade para inspirar a criação de mais projetos inovadores que podem impactar a sociedade. Queremos mostrar que a tecnologia é um pilar importante na transformação social e que, aplicada à educação, pode resultar na melhoria significativa do ambiente escolar”, afirma Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“Nossa proposta, com a Maratona UNICEF Samsung, é envolver estudantes e professores na busca por soluções para os desafios da educação brasileira. E usar a tecnologia como instrumento de mudança. Ao prorrogar as inscrições para a maratona, estamos dando espaço para que mais gente possa se unir a esse esforço e contar com o apoio do UNICEF e da Samsung para desenvolver projetos que poderão, um dia, se tornar tecnologias sociais utilizadas em escolas públicas de todo o país”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

Para Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex, outro aspecto importante do evento é estimular o interesse dos estudantes pela programação por meio do uso da tecnologia na sala de aula. “Uma das propostas do Brasil Mais TI é despertar a vocação e fomentar a entrada de novos profissionais em um setor em franco processo de crescimento e considerado estratégico para o país”.

Novo calendário

Com a nova data para inscrições, o regulamento foi atualizado e segue disponível no site: maratona.brasilmaisti.com.br. Nesse endereço, os interessados devem inscrever suas equipes de cinco integrantes que, obrigatoriamente, deverão ser compostas por três estudantes de escolas pública, técnica, instituto federal ou universidade pública ou privada; um estudante de ensino médio e um professor, ambos da rede pública de ensino.

Finalizadas as inscrições, o calendário da maratona será dividido em três fases. A primeira, de 18 a 22 de junho, será a avaliação das propostas inscritas pela comissão julgadora. O resultado dessa etapa e das 32 equipes selecionadas será divulgado no dia 25 de junho.

Na segunda fase, de 25 de junho a 10 de agosto, os selecionados começarão a desenvolver os aplicativos propostos. Durante esse período, os participantes terão sessões de mentoria online para esclarecimentos técnicos e pedagógicos. Ainda nessa etapa, entre os dias 13 de agosto e 14 de setembro, as equipes iniciarão os testes dos protótipos desenvolvidos.

Os participantes deverão entregar e apresentar os aplicativos criados na terceira e última etapa da “Maratona UNICEF Samsung”, que ocorrerá na semana de 1º a 5 de outubro. A maratona ainda realizará uma cerimônia de certificação e entrega da bolsa de benefício para cada participante das equipes selecionadas no valor de 1 mil reais, em dia e local a ser definido.