Maranhão realiza capacitação do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016

Gestores e conselheiros dos 611 municípios que aderiram ao Selo estão participando do 1º Ciclo de Capacitações nos nove Estados da Amazônia Legal.

Começou nesta segunda-feira (24) em São Luís o 1º Ciclo de Capacitação para os municípios inscritos no Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 no Maranhão. Nesta primeira oficina, estarão presentes articuladores e conselheiros de Direitos de 50 dos 150 municípios que aderiram ao Selo no Estado.

As oficinas vão acontecer até março (veja calendário completo da Região Amazônica aqui).

Desde o princípio de fevereiro, articuladores e conselheiros municipais estão recebendo as cartas com todas as informações de como participar. O articulador municipal é a pessoa indicada pelo(a) prefeito(a) para promover o Selo no município, em parceria com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além de adolescentes, técnicos das prefeituras, etc.

Todas as capacitações são precedidas de reuniões com as equipes de articulação dos Estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins). O primeiro Estado a deslanchar os encontros locais foi o Maranhão, com a reunião com a equipe de articulação do Governo do Estado no último dia 11, no Convento das Mercês, em São Luís.

“O Selo UNICEF envolve mobilização social, desenvolvimento das capacidades técnicas dos municípios e monitoramento de indicadores sobre a qualidade da vida de crianças e adolescentes. É uma estratégia que tem mais resultados quanto maior for a participação de todos”, disse Eliana Almeida, coordenadora do escritório do UNICEF em São Luís.

Saiba os detalhes clicando aqui.