Maranhão: Projetos sobre desenvolvimento sustentável serão premiados em seminário internacional

Iniciativas que ganharam o concurso de Boas Práticas sobre Desenvolvimento Sustentável, na região onde será construída a refinaria Premium 1, vão receber seus prêmios durante evento internacional em São Luís.

Iniciativas que ganharam o concurso de Boas Práticas sobre Desenvolvimento Sustentável, na região onde será construída a refinaria Premium 1, vão receber seus prêmios durante o evento internacional “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Planejamento Territorial nos municípios da área de influência da refinaria Premium 1”, no Hotel Pestana, em São Luís (Maranhão), nesta segunda-feira (29) e terça-feira (30).

O concurso foi organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Neste evento serão apresentados os resultados finais da primeira fase do Projeto do Monitoramento dos Indicadores Socioeconômicos dos Municípios do Entorno da Refinaria Premium I (MA). Também haverá troca de experiências e informações entre os diferentes atores em nível nacional e internacional que, de alguma forma, incidem na temática do projeto.

Esta atividade conduzirá a um diálogo sobre as perspectivas dos municípios do entorno — São Luís, Rosário, Bacabeira e Santa Rita — sobre o empreendimento e compilará recomendações importantes que serão ferramentas indispensáveis aos governos e instituições locais para a elaboração de políticas públicas socioeconômicas e ambientais.

O objetivo é inserir esta região num processo de desenvolvimento sustentável acompanhado da inclusão, redistribuição de renda e erradicação da pobreza.

Com isso, a UFMA e o ONU-Habitat buscaram incentivar ações específicas de combate à fome e à pobreza, de implementação de políticas públicas de saúde, saneamento básico, educação, emprego e renda, habitação, desenvolvimento econômico, promoção da igualdade de gênero e meio ambiente.

Os projetos premiados são “Amigos do Ambiente: a educação ambiental como reflexão global e ação local no bairro Divinéia, São Luís” (1º lugar); “Capacita Bacabeira: desenvolvendo talentos e criando valores” (2º lugar); e “Educação Ambiental: reflexões e ações no bairro Tibiri, São Luís” (3º lugar).

Saiba mais sobre o concurso clicando aqui.


Comente

comentários