L’Oréal, UNESCO e Academia Brasileira de Ciências premiam cientistas brasileiras

Desde 2006, a cada ano, sete jovens cientistas são escolhidas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas, desenvolvidas em instituições brasileiras.

Sete pesquisadoras brasileiras são as vencedores do Prêmio L’Oréal / UNESCO / ABC Para Mulheres na Ciência 2011 e receberão bolsa-auxílio, em reais, no valor equivalente a US$ 20 mil para ajudar no desenvolvimento de seus projetos de pesquisa. O anúncio é feito pelo júri do Prêmio, que é presidido pelo Professor Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A cerimônia de entrega dos prêmios será em 28 de setembro, no Rio de Janeiro.

As vencedoras da edição 2011 do prêmio são: Ana Luiza Cardoso Pereira (SP), Daniella Bonaventura (MG), Josimari Melo de Santana (SE), Mariana Antunes Vieira (RS), Rubiana Mara Mainardes (PR), Tatiana Barrichello (SC) e Viviane Ribeiro Tomaz da Silva (MG).

Desde 2006, a cada ano, sete jovens cientistas são escolhidas pela qualidade e pelo potencial de suas pesquisas, desenvolvidas em instituições brasileiras. São projetos que ajudam a mudar o mundo, colocando as mulheres na linha de frente do conhecimento, fomentando sua participação no tão concorrido cenário científico.

No total, 40 cientistas já foram beneficiadas pelo Prêmio Para Mulheres na Ciência, que, por meio do auxílio financeiro, podem dar continuidade aos seus projetos e se beneficiar com a visibilidade que o prêmio lhes traz.

Em quatro áreas de atuação, aproximadamente 400 jovens cientistas brasileiras inscreveram seus estudos nas áreas das Ciências Físicas, Ciências Químicas, Ciências Matemáticas e Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde. A difícil tarefa de escolher as sete cientistas vencedoras ficou a cargo do júri formado por um grupo de oito renomados membros da Academia Brasileira de Ciências, uma representante da L’Oréal e um representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O júri é presidido pelo Prof. Jacob Palis, reconhecido cientista que conquistou recentemente o Prêmio Balzan por seu trabalho com Sistemas Dinâmicos.