Líbios fogem de ataques aéreos e cruzam fronteira com Egito

Os ataques aéreos contra alvos militares líbios iniciados no último final de semana e a zona de exclusão aérea determinada pelas Nações Unidas sobre este país no norte da África levaram centenas de líbios a se juntar com estrangeiros e deixar o país com destino ao Egito.

SALLUM, Egito, 21 de março de 2011 (ACNUR) – Os ataques aéreos contra alvos militares líbios iniciados no último final de semana e a zona de exclusão aérea determinada pelas Nações Unidas sobre este país no norte da África levaram centenas de líbios a se juntar com estrangeiros e deixar o país com destino ao Egito.

O número de chegadas no posto fronteiriço de Sallum, no Egito, tem sido significativo nos últimos dias – embora menor que os picos registrados recentemente. No sábado, quando os ataques aéreos começaram, 2.823 pessoas atravessaram a fronteira com o Egito – sendo a maioria líbia (2.320). Dados referentes a domingo, ainda não finalizados, indicam uma redução no número de chegadas.

Até agora, quase 320 mil pessoas já deixaram a Líbia – trabalhadores migrantes, em sua maioria. Embora um êxodo massivo vindo do leste da Líbia ainda não tenha se concretizado após o início dos ataques aéreos deste final de semana, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) avança seus preparativos para um possível aumento de chegadas no Egito de pessoas vindas da região de Benghazi, onde forças governamentais e da oposição travam uma disputa pelo controle da cidade.

Na manhã desta segunda-feira, um avião de carga fretado pelo ACNUR voou de Dubai em direção a Alexandria, no Egito, carregando seis armazéns pré-fabricados, um veículo e itens de ajuda não-alimentares (lençóis de plástico, galões para transportar água, utensílios de cozinha e colchões). O ACNUR quer construir um estoque com capacidade para 50 mil pessoas e já vem comprando milhares de tendas no Egito.

Leia a íntegra desta notícia em http://www.acnur.org/t3/portugues/

ACNUR Brasil

Assessoria de Comunicação
Fone: (61) 3044.5744
Fax: (61) 3044.5705
e-mail: informacao@unhcr.org

Visite: http://www.acnur.org/t3/portugues/

Acnur Brasil no Twitter: www.twitter.com/acnurbrasil

Página ACNUR Américas no Facebook:
http://www.facebook.com/pages/AcnurUnhcr-Americas/149421481734737