Líbia: Iniciativa do UNICEF quer melhorar educação através da formação de professores

Crianças entram em uma escola-tenda apoiada pelo UNICEF no campo de Shousha, na fronteira da Líbia com a Tunísia. Foto: UNICEF/Heifel Ben Youssef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) anunciou nesta terça-feira (2) o desenvolvimento de um “roteiro de alto nível” para a gestão efetiva de professores na Líbia, como parte dos esforços contínuos da agência para melhorar o acesso à educação de qualidade para todas as crianças no país do norte africano.

“Nós acreditamos que o elevado número de professores disponíveis na Líbia pode ser uma força motriz para aumentar a qualidade da educação, mas isso só acontecerá se eles estiverem muito motivados, adequadamente treinados e apoiados”, afirmou o Diretor do UNICEF na Líbia, Carel de Rooy.

A iniciativa, que tem previsão para durar dois anos, terá financiamento de 3,1 milhões de euros — pouco mais de 8 milhões de reais — da União Europeia e será elaborada sob a liderança do Ministério de Educação da Líbia. O projeto será implementado pelo Centro de Desenvolvimento de Professores do UNICEF com um foco especial em prover educação de qualidade para as crianças mais vulneráveis da Líbia, o que inclui as afetadas pelo recente conflito no país.