Jovens têm encontro inédito com Membros do Conselho de Segurança

Jovens do mundo inteiro se reuniram (21/12) com os 15 Membros do Conselho de Segurança na Sede da ONU, em Nova York, em um evento chamado “Seu Mundo, Seu Futuro: Vozes de uma Nova Geração”.

Jovens do mundo inteiro se reuniram (21/12) com os 15 Membros do Conselho de Segurança na Sede da ONU, em Nova York, em um evento chamado “Seu Mundo, Seu Futuro: Vozes de uma Nova Geração”. O objetivo era fazer com que os jovens – que representam quase a metade da população mundial – falassem diretamente ao Conselho sobre os principais desafios de sua geração.

Cerca de mil jovens de mais de 90 países aceitaram o desafio e fizeram apresentações para o Conselho através de vídeos e declarações por escrito. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon também esteve presente no evento. Ele falou sobre a importância da ONU em sua juventude e afirmou que a Organização deve ser importante também para esta nova geração. “A mensagem que estes jovens nos entregam é muito simples e direta. Agir. Fazer. Combinar palavras com ações”, disse o Secretário-Geral.

A Representante dos Estados Unidos, Susan Rice, Presidente do Conselho durante o mês de dezembro e responsável pela organização do evento, ressaltou a importância do encontro, e falou aos jovens que eles são lembrados todos os dias nos debates do Conselho, e que durante o evento eles também teriam voz.

Em 2010 a Assembleia Geral da ONU proclamou o Ano Internacional da Juventude, que é comemorado entre agosto de 2010 e 2011. O objetivo é aumentar a participação dos jovens em todos os aspectos da sociedade. A Assembleia pediu aos governos, a sociedade civil, indivíduos e comunidades do mundo todo que apóiem as atividades, locais e internacionais, do Ano.