Jovens podem liderar a mudança para sociedades mais saudáveis, afirma ONU

Com uma estimativa de 210 milhões de pessoas afetadas pelas drogas a cada ano, com cerca de 200 mil mortes, os jovens são particularmente vulneráveis.

(UNODC)Com a proximidade do Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto, o Secretário-Geral das Nações Unidas Ban Ki-moon elogiou o “potencial sem precedentes” dos jovens “para fazer avançar o bem-estar da família humana inteira”. O Secretário-Geral alertou sobre a possibilidade de “uma geração perdida de talento e sonhos desperdiçados em meio à atual crise econômica global”.

O chefe do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Yury Fedotov, também elogiou a dedicação e o empenho dos jovens em manifestações contra o uso de drogas e em favor da promoção de um estilo de vida saudável. “No dia em que celebramos os jovens, a sua energia e a sua paixão, peço a todos os jovens que agreguem suas vozes para aqueles que rejeitam o uso de drogas”, afirmou Fedotov.

“Mas eu peço às gerações anteriores que trabalhem mais para compreender os desafios enfrentados pelos jovens quando estão crescendo. Se quisermos responder com sucesso ao uso de drogas de forma adequada, precisamos reconhecer que cada geração tem um papel a desempenhar para ajudar gerações sucessivas”.

Sem perspectivas viáveis, os jovens podem derivar para o uso de drogas e a delinquência. Em um nível comunitário, o apoio é necessário para o combate ao uso de drogas, que podem ser prevenidas quando se proporciona aos jovens as oportunidades, habilidades e informações necessárias para evitar comportamentos de risco.

Os traficantes de drogas têm como alvo os jovens, que estão cada vez mais expostos às mais recentes e cada vez mais perigosas “drogas sintéticas de festa”. Com uma estimativa de 210 milhões de pessoas afetadas pelo uso de drogas a cada ano, resultando em cerca de 200 mil mortes, os jovens são particularmente vulneráveis às drogas.

Reconhecendo essa suscetibilidade, o UNODC lançou a “Iniciativa da Juventude” no início de 2012. Esta campanha incentiva os jovens, através do uso de Facebook, Twitter e YouTube, a se tornarem parte da solução através da sensibilização sobre o impacto das drogas, informando-se mutuamente sobre as possibilidades de prevenção e tratamento e incentivando seus pares a viver uma vida saudável.

A Iniciativa da Juventude ecoa o apelo do Secretário-Geral para que os homens e mulheres jovens busquem ser parceiros iguais e eficazes na busca de soluções para problemas globais. “Precisamos ouvir e dialogar com os jovens. Precisamos estabelecer mecanismos mais fortes para a participação dos jovens. Chegou a hora de integrar vozes de jovens de maneira mais significativa em processos decisórios em todos os níveis”.

A campanha abaixo, do UNODC, abordou o tema:

http://youtu.be/OyKtxeDfGT4