Jovens brasileiros promovem cobertura colaborativa da Conferência do Clima em Paris

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

A Agência Jovem de Notícias tem apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). No total, cerca de 30 adolescentes e jovens de 12 países cobrirão o evento em inglês, francês, italiano, espanhol e português.

A Agência Jovem de Notícias bateu um papo rápido com Pedro Telles, porta-voz do Greenpeace Brasil na COP21.

A Agência Jovem de Notícias bateu um papo rápido com Pedro Telles, porta-voz do Greenpeace Brasil na COP21. Foto: Agência Jovem de Notícias.

Jovens representantes de 12 países, incluindo o Brasil, viajaram à Paris para cobrir a Conferência da ONU sobre o Clima (COP21) e eventos promovidos pela sociedade civil.

Além dos brasileiros, cerca de 30 adolescentes e jovens representantes da Argentina, Colômbia, Costa Rica, Itália, França, Espanha, Portugal, Dinamarca, Lituânia, Grécia e Turquia integrarão o time de repórteres da Agência Jovem de Notícias Internacional, que conta com o apoio institucional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Trata-se de um projeto de Educomunicação, que tem como objetivo contar de forma colaborativa, a partir da perspectiva da juventude e por meio da produção de artigos, fotos e vídeos, os bastidores do encontro mundial na cidade de Paris. Esta é a quarta vez que os jovens da Agência vão acompanhar de perto as negociações climáticas para informar e também promover atividades de conscientização e sensibilização.

Esta 21ª edição das Conferências das Partes é vista como a principal delas, porque se espera que em Paris um novo acordo vinculativo global seja adotado, que inclua todos os países da comunidade internacional, desde os mais industrializados até os emergentes ou em desenvolvimento, que aumentaram consideravelmente as suas emissões nos últimos anos. O objetivo é manter abaixo de 2 ° C o aquecimento global, como recomendado pela comunidade científica internacional.

O projeto é encabeçado pela ONG Viração Educomunicação e vai contar com a colaboração pelo terceiro ano consecutivo da Associação Engajamundo, que foca sua participação no trabalho de incidência política e sensibilização, com o objetivo de influenciar o posicionamento do Brasil e resultados mais ambiciosos para a conferência.

“A participação da juventude brasileira torna-se ainda mais relevante diante do cenário em Paris. Precisamos mostrar ao mundo que estamos unidos por um bem comum, que é o nosso planeta. O Engajamundo e a Agência Jovem de Notícias vão garantir que as vozes dos jovens brasileiros sejam escutadas num momento de decisão tão importante”, diz Raquel Rosenberg, fundadora do Engaja.

“Apesar do clima de ameaça de novos ataques na Europa, defendemos que a COP21 não pode ser feita a portas fechadas, blindada e sem a participação direta da sociedade civil. É por isso que nos organizamos para testemunhar este importante acontecimento para o presente e futuro do Planeta”, completa Paulo Lima, diretor executivo da Viração e coordenador geral do projeto.

Por toda a conjuntura de 2015, com o estabelecimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), os desastres ambientais, crises políticas e econômicas e, recentemente, os ataques terroristas, a COP21 se apresenta como grande oportunidade para sensibilizar as pessoas em torno da Justiça Climática.

Todo o conteúdo será publicado em espanhol, francês, inglês, italiano e português nas seguintes plataformas e redes sociais:

Português: agenciajovem.org
Espanhol: redmasvos.org
Italiano: stampagiovanile.it
Inglês/ Francês: http://www.takecareoftheplaneteu.blogspot.fr/

Facebook:
agencia jovem de noticias
redmasvos
stampa giovanile
careoftheplanet

Contatos:
Bruno Ferreira
Email: bruno@viracao,org
Tel.: 011 3237-4091/ 3115-0142


Mais notícias de:

Comente

comentários