Jornalista norte-americana assume chefia da comunicação global da ONU

A jornalista norte-americana Melissa Fleming traz para o cargo mais de 25 anos de experiência em comunicação dentro de organizações multilaterais. Sua carreira abrange as áreas de direitos humanos, imprensa livre e refúgio. Mais recentemente, Melissa liderava a comunicação global da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).

A jornalista Melissa Fleming é nova chefe de Comunicação Global da ONU. Foto: ACNUR

A jornalista Melissa Fleming é nova chefe de Comunicação Global da ONU. Foto: ACNUR

O chefe das Nações Unidas, António Guterres, nomeou nesta quinta-feira (1º) a jornalista norte-americana Melissa Fleming subsecretária-geral para Comunicação Global. A profissional de mídia traz para o cargo mais de 25 anos de experiência em comunicação dentro de organizações multilaterais, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

A carreira da jornalista abrange as áreas de direitos humanos, ação humanitária, prevenção de conflitos, construção da paz e imprensa livre, além de segurança e não proliferação nuclear.

Desde 2009, Melissa chefiava a comunicação global do ACNUR e atuava como porta-voz do escritório da agência em Genebra. Na instituição, dedicada ao tema do refúgio e do deslocamento forçado, a jornalista liderou campanhas mundiais de conscientização, coordenou estratégias de engajamento nas redes sociais e esteve à frente do serviço de notícias multimídia da agência. Nessa função, Melissa navegou entre audiências variadas, que incluíam a imprensa, o público em geral, os doadores, os governos e os próprios refugiados.

De 2016 a 2017, com a indicação de António Guterres para a chefia da ONU, Melissa foi conselheira sênior e porta-voz da equipe de transição do Secretariado Geral das Nações Unidas.

Antes de ingressar no ACNUR, a profissional de comunicação trabalhou por oito anos como porta-voz e chefe de Mídia e Outreach da Agência Internacional de Energia Atômica.

Melissa também chefiou a equipe de Imprensa e Informação Pública da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

A norte-americana começou a carreira como jornalista e foi especialista de Assuntos Públicos na rádio Free Europe/rádio Liberty, em Munique, na Alemanha.

Melissa Fleming tem mestrado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Boston e é bacharel em Estudos de Alemão pela Universidade de Oberlin.

A jornalista sucede a britânica Alison Smale.


Comente

comentários