Jogo online aborda políticas para o clima e permite comunicação com governos

Cientistas afirmam que a humanidade tem pouco mais de uma década para reverter os desastres da mudança global do clima. A Missão 1.5, campanha lançada mundialmente em 13 de fevereiro, dará a cidadãs e cidadãos uma forma direta de comunicação com os governos.

A campanha se baseia em um jogo desenvolvido para plataformas online por Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e parceiros que informa as pessoas sobre políticas para o clima e oferece opções de voto para soluções. Os votos serão compilados e analisados por pesquisadores da Universidade de Oxford antes de serem enviados a líderes governamentais.

2019 Playmob Ltd.

2019 Playmob Ltd.

Cientistas afirmam que a humanidade tem pouco mais de uma década para reverter os desastres da mudança global do clima. A Missão 1.5, campanha lançada mundialmente em 13 de fevereiro, dará a cidadãs e cidadãos uma forma direta de comunicação com os governos.

A campanha se baseia em um jogo para plataformas online que informa as pessoas sobre políticas para o clima e oferece opções de voto para soluções em diferentes níveis. Os votos serão compilados e analisados por pesquisadores da Universidade de Oxford antes de serem enviados a líderes governamentais.

A informação pode ajudar governos a adquirir confiança para tomar ações ousadas necessárias para reverter a crise do clima.

“Junto com parceiros de governos e do setor privado, temos a habilidade de conectar milhões de pessoas com governos de forma inovadora para gerar discussões e soluções à crise do clima e aumentar a ambição para os diálogos sobre o clima na COP26, em Glasgow, na Escócia, neste ano”, afirma o administrador do PNUD, Achim Steiner.

O planeta está perigosamente perto de ultrapassar a marca de 1,5 Cº de elevação da temperatura, nível que gera insegurança. A última década foi a mais quente já registrada. A temperatura da Terra e dos oceanos está aumentando, o gelo polar e as montanhas estão derretendo, e o clima está mais imprevisível e letal.

O jogo, desenvolvido pelo PNUD e parceiros, foi testado na versão beta no ano passado e 1,25 milhão de jogadores já votaram. Ele está disponível nos seis idiomas oficiais da ONU (inglês,francês, espanhol, árabe e mandarim), e mais línguas serão acrescentadas à medida que a campanha progredir ao longo do ano.

Os resultados serão compilados e apresentados por gênero, idade e país. Com o uso de exemplos aleatórios, os resultados globais refletirão com precisão como as pessoas votaram em cada país. Nesse sentido, o jogo Missão 1.5 permite que gestores públicos obtenham perspectivas fundamentais sobre a percepção global da mudança do clima.

Novos públicos

O jogo Missão 1.5 emprega tecnologia de forma inteiramente nova. Em vez de ser somente um site, o jogo é apresentando por meio de anúncios em alguns dos mais populares videogames do mundo.

A indústria de jogos é maior que as indústrias de filme e de música juntas, e o Missão 1.5 pode alcançar pessoas que tradicionalmente não estavam envolvidas em discussões sobre o clima.

Os dados que o jogo coleta ajudarão gestores públicos a melhor entenderem como cidadã e cidadão em todos os cantos do planeta pensam sobre o futuro.

“As escolhas que países como a Nigéria fazem hoje terão impacto nas futuras gerações”, diz a nigeriana Yemi Alade, do grupo Nigerian Afropop, uma defensora das causas do PNUD.

“Temos muitos desafios – desigualdade de gênero, deterioração dos ecossistemas, redução da fauna e flora selvagens –, e todos eles estão relacionados aos efeitos da mudança do clima. É um momento essencial para todos nós, para que nossas vezes sejam ouvidas, e o Missão 1.5 dá essa oportunidade”.

Recentemente, o Sistema ONU ingressou na Década de Ação – esforço final para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das obrigações do Acordo de Paris. Nesse contexto, a Missão 1.5 oferece perspectiva única. O jogo é peça-chave também para o apoio do PNUD aos mais de 100 países comprometidos com as metas do Acordo de Paris.

Este é um ano crucial à ação para o clima. O PNUD espera que essa campanha não apenas ajude as pessoas a entenderem a crise climática, mas também estimule ações reais por parte dos líderes políticos. Ainda há tempo reverter o aquecimento global, mas é preciso agir agora.

Visite Mission1point5.org. Vote hoje pelo clima.