Japão anuncia ajuda de 5,8 milhões de dólares para ajuda alimentar aos refugiados da Palestina

Contribuição vai beneficiar quase 300 mil dos mais vulneráveis refugiados da Palestina em Gaza, na Cisjordânia, na Jordânia, no Líbano e na Síria.

Foto: UNRWA

Foto: UNRWA

O embaixador japonês para assuntos palestinos e representante do Japão junto à Autoridade Palestina, Junya Matsuura, e o comissário-geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), Pierre Krähenbühl, assinaram nesta sexta-feira (14) um acordo pelo qual o Japão vai contribuir com 5,8 milhões de dólares para a ajuda alimentar aos refugiados da Palestina.

Essa generosa contribuição vai beneficiar quase 300 mil dos mais vulneráveis refugiados da Palestina em Gaza, na Cisjordânia, na Jordânia, no Líbano e na Síria.

A insegurança alimentar é grande em todas as cinco áreas de atuação da UNRWA – impulsionada pelo crescimento da pobreza, pela instabilidade política e por restrições à circulação de pessoas e bens, como o bloqueio de Gaza e a barreira na Cisjordânia.

Matsuura reiterou o compromisso do Japão em apoiar a comunidade de refugiados da Palestina. “Este ano, o Japão anunciou 200 milhões de dólares como uma nova promessa divulgada por ocasião da conferência sobre a reconstrução de Gaza, no Cairo, no mês passado. Estes 5,8 milhões dólares para ajuda alimentar já fazem parte desse projeto. Estamos muito orgulhosos do nosso relacionamento com a UNRWA. Trabalhando juntos, nós somos capazes de fornecer um apoio importante para os refugiados da Palestina – em Gaza e em outros campos”, disse.

O chefe da UNRWA, Pierre Krähenbühl, disse: “Estamos gratos pelo apoio do Japão, um dos nossos parceiros mais fortes. A presente doação será usada para ajudar todas as áreas em que trabalhamos no Oriente Médio. Também aprecio a rápida resposta do Japão, como a situação humanitária em Gaza que continua se deteriorando, tendo em vista que as pessoas contam com os compromissos assumidos pela comunidade internacional no Cairo para se materializar”.

A nova doação se deu após os 4,5 milhões de dólares de contribuição do Japão feita à UNRWA em agosto de 2014, que está financiando alimentos, produtos básicos e medicamentos. O Japão contribuiu com um total de 28,7 milhões dólares com a UNRWA em 2014, até o momento. No ano passado as contribuições somaram 28,8 milhões de dólares.