IPHAN e UNESCO lançam chamada pública para seleção de artigos sobre patrimônio

Por intermédio do Centro Lucio Costa (CLC), IPHAN lançou chamada pública para seleção de artigos sobre o tema “A construção do campo do patrimônio cultural e natural e as práticas de preservação contemporâneas nos países de língua portuguesa ou espanhola, da América Latina, África e Ásia”. As inscrições poderão ser feitas, via internet, até o dia 5 de julho de 2014.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por intermédio do Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio Cultural e Natural – Centro Lucio Costa (CLC) -, um Centro de Categoria II da UNESCO sediado no Rio de Janeiro, lançou, nesta quarta-feira (07) chamada pública para seleção de artigos sobre o tema “A construção do campo do patrimônio cultural e natural e as práticas de preservação contemporâneas nos países de língua portuguesa ou espanhola, da América Latina, África e Ásia”. As inscrições poderão ser feitas, via internet, até o dia 5 de julho de 2014.

A seleção de artigos tem o objetivo de reunir informações sobre a construção do campo do patrimônio cultural e natural nos países da Região de interesse do Centro Lucio Costa: países de língua oficial portuguesa e espanhola da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela), África (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique e São Tomé e Príncipe) e Ásia (Timor Leste).

Por meio da seleção de artigos, o Centro procura incentivar a elaboração de análises críticas e a produção de diagnósticos e de dados que permitam conhecer o panorama da preservação e da gestão do patrimônio cultural e natural na região. Além disso, pretende divulgar o conhecimento no campo das políticas públicas de cultura sobre a gestão do patrimônio cultural e natural, abrangendo instituições, práticas, marcos jurídicos e ideários que orientam as políticas de preservação patrimonial.

Serão selecionados 17 artigos inéditos e individuais, em português ou espanhol, preferencialmente um de cada país que compõe a região, no valor individual total de 2.200,oo dólares. Poderão apresentar propostas pessoas físicas dos países de língua portuguesa ou espanhola da América do Sul, África e Ásia, que comprovem ter residência ou nacionalidade em um deles, e que tenham formação universitária. Os artigos poderão ser textos analíticos com síntese interpretativa, relatos de casos, revisão e discussão da bibliografia sobre o tema.

A Comissão de Seleção responsável pela análise e seleção dos artigos será composta por representantes do Centro Lucio Costa e especialistas com notório conhecimento na área, indicados pelo Centro Lucio Costa.

Centro Lucio Costa

O Centro Lucio Costa foi criado a partir de projeto de cooperação entre Iphan, UNESCO e Agência Brasileira de Cooperação (ABC), assinado em agosto de 2011, que visa ampliar a capacidade de gestão das instituições envolvidas na preservação dos bens de países da América do Sul, de língua portuguesa e espanhola da África e Ásia. Com base em uma perspectiva integrada das Convenções da UNESCO de 1972, 2003 e 2005, o Centro atua na formação prioritária de gestores do patrimônio, com perfil generalista e capacidade de interlocução no processo de formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas relacionadas ao Patrimônio.

Entre os objetivos do Centro estão a pesquisa, a capacitação e a difusão de conhecimentos em gestão do Patrimônio Cultural e Natural com vistas à ampliação das possibilidades de atuação de profissionais e instituições que lidam com a preservação de bens culturais e naturais.

As atividades do Centro são orientadas por um Programa de Formação que tem como princípios o intercâmbio de informações, a cooperação entre profissionais e pesquisadores da área e a troca de experiências na preservação do patrimônio, sobretudo no âmbito da gestão. O Programa foi estruturado para que o CLC seja um centro de referência, com base no desenvolvimento de ações em torno da produção de conhecimento e da formação de uma rede colaborativa entre profissionais, pesquisadores e instituições voltadas para a preservação do patrimônio cultural e natural nos países da Região, e com os parceiros da UNESCO.

Mais informações

Centro Lucio Costa

http://portal.iphan.gov.br/portal/montarPaginaSecao.do?id=17843&sigla=Institucional&retorno=paginaInstitucional

Hotsite para inscrições

http://app.brasilia.unesco.org/centroluciocosta

Assessoria de Comunicação

• UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães, a.guimaraes@unesco.org ,(61) 2106-3536

Isabel de Paula, i.paula@unesco.org , (61) 2106-3543

www.unesco.org/brasilia

www.facebook.com/unescobrasil | www.twitter.com/unescobrasil

www.youtube.com/unescoportuguese

• Iphan

comunicacao@iphan.gov.br

Adélia Soares, adelia.soares@iphan.gov.br

Isadora Fonseca, isadora.fonseca@iphan;gov.br

Mécia Menescal , mecia.menescal@iphan.gov.br

(61) 2024-5476, (61) 2024-5479, (61) 9381-7543

www.iphan.gov.br

www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr

www.youtube.com/IphanGovBr