Investir em energia limpa cria mais oportunidades de emprego, afirma ONU

Relatório da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial fornece evidências de ganhos na geração de emprego através de investimentos na indústria de energia limpa.

Foto: PNUMA

Foto: PNUMA

A Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI) e o Instituto Global de Crescimento Verde (GGGI) lançaram um relatório nesta quinta-feira (18) demonstrando que melhorar o investimento em energia limpa cria mais oportunidades de emprego.

O relatório Crescimento Verde Global: Investimento Industrial em Energia Limpa e Expansão de Oportunidades de Emprego fornece evidências de que substituir os investimentos da indústria de energia convencional baseada em combustíveis fósseis para uma que aposta na energia limpa provoca ganhos evidentes na geração de emprego.

O documento, apresentado no Fórum de Energia em Viena de 2015, afirma que das 45 milhões de toneladas mundiais de gases de efeito estufa emitidos em 2010, cerca de 82% foram gerados por fontes de base energética.

“Progressos significativos já foram realizados para superar a, até então, convencional sabedoria de que tomar medidas para reduzir os gases de efeito estufa era incompatível com o crescimento econômico”, disse o diretor-geral do GGGI, Yvo de Boer.