Iniciativa da ONU promove capacitação em Precificação de Carbono

A frente ‘Action4Climate’, do Pacto Global das Nações Unidas, lança capacitação em Precificação de Carbono.

Oficinas acontecem São Paulo, Curitiba e Recife, e abordarão os mecanismos para atribuir valores monetários às emissões de gases causadores de efeito estufa.

Precificar carbono significa atribuir um preço às emissões de gases causadores do efeito estufa. Foto: Sarah Richter/CC.

Precificar carbono significa atribuir um preço às emissões de gases causadores do efeito estufa. Foto: Sarah Richter/CC.

A frente ‘Action4Climate’, promovida pelo Grupo Temático em Energia e Clima da Rede Brasil do Pacto Global, está lançando uma série de capacitações em Precificação de Carbono. A iniciativa é voltada a profissionais do setor privado e visa gerar mais esclarecimento sobre o tema, além inovde discutir os mecanismos disponíveis para que as emissões de carbono tenham equivalência monetária.

A primeira edição da capacitação será realizada em São Paulo, no dia 29 de outubro, seguida por Curitiba, no dia 31, e Recife, em cinco de novembro. Na pauta do curso estão os principais instrumentos, acordos e compromissos nacionais e internacionais sobre o tema e seus impactos positivos e negativos para a competitividade empresarial.

Mercado de Carbono

Precificar carbono significa atribuir um preço às emissões de gases causadores do efeito estufa (GEE), cuja concentração elevada colabora para a mudança global do clima.

De acordo com dados do Banco Mundial, 57 iniciativas de precificação de carbono já foram implementadas ou estão em fase de implementação ao redor do mundo. Em 2018, a receita decorrente da precificação chegou a 66,6 bilhões de dólares, embora as iniciativas existentes cubram apenas 20% das emissões globais.

No Brasil, o setor tem potencial para crescer nos próximos anos. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a receita decorrente da precificação de carbono pode ser responsável por mais de 1% do PIB brasileiro em 2030.

A capacitação em Precificação de Carbono da Rede Brasil do Pacto Global conta com o apoio da Braskem, Neoenergia e MRV.

As emissões de carbono decorrentes da realização dos eventos serão neutralizadas com o apoio da consultoria Way Carbon.

Confira abaixo todas as datas e locais das capacitações

São Paulo

Data/horário: 29 de outubro de 2019, das 08h30 às 18h

Local: Av. Faria Lima 1744.

Curitiba

Data/horário: 31 de outubro de 2019, das 08h30 às 18h

Local: ISAE – Av. Visc. de Guarapuava, 2943.

Recife

Data/horário: 05 de novembro de 2019, das 08h30 às 18h

Local: Centro de Treinamento Celpe – Rua Isac Marckman, 421, Bairro do Bongi.

Informações práticas

Investimento para membros do Pacto Global: R$ 750. Para não-membros: R$ 900.

As inscrições podem ser feitas aqui.