Igualdade de gênero e raça são tema de debate no Rio para o Dia da Consciência Negra

AUMENTAR LETRA DIMINUIR LETRA

No Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Consulado Geral da Noruega e a Innovation Norway promovem no Rio um debate sobre empoderamento feminino, acesso a mercado de trabalho e oportunidades para as mulheres, especialmente as mulheres negras. A youtuber Gabi Oliveira é uma das participantes.

Participantes da Marcha das Mulheres Negras de 2015, em Brasília. Foto: Flickr (CC)/Mídia Ninja

Participantes da Marcha das Mulheres Negras de 2015, em Brasília. Foto: Flickr (CC)/Mídia Ninja

No Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado em 20 de novembro, o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Consulado Geral da Noruega e a Innovation Norway promovem no Rio de Janeiro um debate gratuito sobre igualdade de gênero e raça. Na pauta das discussões, estão temas como o empoderamento feminino, acesso a mercado de trabalho e oportunidades para as mulheres, especialmente as mulheres negras. A youtuber Gabi Oliveira é uma das participantes.

Um dos eixos dos diálogos será a campanha Ela Decide, implementada pelo UNFPA no Brasil para abordar os direitos sexuais e reprodutivos dos jovens. A iniciativa difunde informações sobre saúde para garantir que mulheres tomem decisões responsáveis e autônomas sobre seus corpos, sexualidade e maternidade. Gabi Oliveira, do canal De Pretas, é uma das apoiadoras do projeto.

Realizado no Instituto dos Arquitetos do Brasil, o debate vai abordar os desafios das mulheres em terras brasileiras e norueguesas. Os convidados também vão falar sobre empatia e a importância de escutar as mulheres negras.

Além da mesa sobre a campanha Ela Decide, o evento terá palestras e rodas de discussão com Joice Berth, autora do livro O que é Empoderamento?, Marta Breen, autora do livro Mulheres na luta: 150 anos em busca de liberdade, igualdade e sororidade, e Joana Cannabrava, instagrammer e blogueira do F-utilidades.

A atividade é aberta ao público mediante inscrição prévia.

Para participar, basta realizar a inscrição no site: https://norwaybrazilweek.com.br/pt-br/um-dialogo-entre-brasil-e-noruega-o-impacto-da-discussao-sobre-equidade-de-genero-para-os-dois-paises

SERVIÇO
IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil (próximo ao Oi Futuro) — Rua dos Pinheiros, 10, Rio de Janeiro
A partir das 9h.


Mais notícias de:

Comente

comentários