Hoje Sudão do Sul completa um ano de vida

Independência foi a culminação de um processo de paz de seis anos e que ajudou a pôr fim ao longo conflito entre o Sudão do Sul e do Sudão.

Cidadãos do Sul do Sudão celebram aniversário da independência de um ano do país. (ONU/ I. cassetete)“Quero estender meus mais calorosos cumprimentos e melhores votos para a República do Sudão do Sul em seu primeiro aniversário de independência. Tive a honra de participar da cerimônia de independência em Juba, e fiquei profundamente impressionado com o compromisso do país com a paz”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon em uma mensagem especial para a ocasião.

“As pessoas do Sul do Sudão fizeram enormes sacrifícios para chegar a este momento histórico, e felicito-os por tornar realidade suas aspirações de longa data”, acrescentou. “Espero que o povo do Sudão do Sul desfrute de um maior bem-estar a cada dia da Independência, e que todos seus cidadãos possam viver em harmonia e paz.”

O Sudão do Sul tornou-se o mais novo país do mundo em 9 de julho de 2011. Seu nascimento foi a culminação de um processo de paz de seis anos que ajudou a pôr fim ao longo conflito entre o Sudão do Sul e do Sudão, da qual fazia parte.