Hipertensão, diabetes e obesidade estão em drástica ascensão no mundo, diz relatório da OMS

Documento com dados de 194 países mostra que um em cada três adultos tem pressão alta; cerca de 10% da população sofre de diabetes; e o número de obesos dobrou entre 1980 e 2008.

O número de pessoas com pressão alta, diabetes e obesidade está drasticamente aumentando em todo o mundo. O relatório “Estatísticas da Saúde Mundial 2012“, lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) na quarta-feira (16/05), dados de 194 países.

“Este relatório é mais uma evidência do aumento dramático nas condições que acarretam as doenças do coração e outras doenças crônicas, particularmente em países de baixa e média renda,” disse a Diretora-Geral da OMS, Margaret Chan. “Em alguns países africanos, quase a metade da população tem pressão alta.” No mundo, um em cada três adultos sofre desse problema.

Cerca de 10% da população mundial vive com diabetes. Se não for tratada, pode ocasionar doenças cardiovasculares, cegueira e insuficiência renal.

O aumento da obesidade também é destacado no documento como um grande risco para a saúde. “Em todas as regiões do mundo, a obesidade duplicou entre 1980 e 2008”, disse o Diretor do Departamento de Estatísticas de Saúde e Informática da OMS, Ties Boerma. “Hoje, meio bilhão de pessoas – 12 % da população – são consideradas obesas.”