Hepatite afeta uma a cada três pessoas no mundo, adverte ONU

Dia Mundial da Hepatite será lembrado nesta quinta (28) e pretende aumentar conscientização sobre a doença.

Hepatite afeta uma a cada três pessoas no mundo, adverte ONU

As Nações Unidas irão observar nesta quinta-feira (28/07) o primeiro Dia Mundial da Hepaptite, com o objetivo de chamar a atenção para a doença que afeta uma em cada três pessoas em todo o mundo.

Pela primeira vez a Organização Mundial de Saúde (OMS) se uniu à iniciativa da ONG Aliança Mundial da Hepatite para marcar o dia 28 de julho como o Dia de aumentar o conhecimento sobre a doença. A campanha mundial inclui posteres, spots de rádio e televisão e campanhas de informação nas mídias sociais.

Segundo a Diretora-Geral da OMS, Margaret Chan, a hepatite viral é uma das doenças infecciosas mais graves e prevalecentes no mundo. “Ela merece mais atenção, entendimento e ação. Estes são os objetivos que buscamos para o dia”, afirmou.

O tema da campanha – “Conheça-a, confronte-a. Hepatite afeta a todos, em qualquer lugar” – foi projetado para destacar o fato de que mais de dois bilhões de pessoas foram afetadas pelo vírus. Todo ano, quase um milhão de mortes são atribuídas às infecções viriais de hepatite.

Chan disse que a primeira recomendação da OMS na batalha contra a doença é fazer o teste, já que milhões de pessoas possuem a doença sem manifestar sintomas, mas podem desenvolver doenças graves anos depois. A agência também pediu para que haja um aumento de vacinações para as transmissões sejam interrompidas pela imunização, melhor triagem para transferências de sangue e o uso de equipamentos esterilizados em instalações médicas.

“Muito ainda deve ser feito para combater estas infecções”, ressaltou a Diretora-Geral. “E uma melhor conscientização começando neste Dia Mundial da Hepatite é um ótimo começo”, completou.